Thursday, June 15, 2006

Haverá alguma ligação entre personalidade e ideias politicas?

Há uns tempos, num forum afecto aos "anarquistas de direita" (deixando de lado a questão se isso existe), alguêm (baseado, pelos vistos, em observações em fórums) apresentava a tese que os "anarquistas de direita" tenderiam a ter uma personalidade "INTJ" e os de esquerda a ter uma personalidade "INTP".

Para começar, é melhor explicar o que é isso - essa terminologia pertence a uma "teoria de personalidade", o Myerr-Briggs Type Indicator, que sustenta que a nossa personalidade pode ser descrita por quatro dimensões:

  • Se somos introvertidos (I) ou extrovertidos (E)
  • Se somos "intuitivos", i.e., imaginativos (N), ou "sensitivos", i.e., ligamos sobretudo aos factos concretos (S)
  • Se analisamos as situações através do raciocinio (T) ou dos sentimentos (F)
  • Se gostamos das coisas bem organizadas (J) ou se preferimos situações pouco estruturadas (P)
Agora, independentemente de o MBTI ter ou não lógica (eu tenho muitas dúvidas, diga-se de passagem), o facto é que, de acordo com este teste, eu sou um INTP e, efectivamente, até simpatizo com alguns aspectos do "anarquismo de esquerda", tal como o outro dizia no forum. Será que sempre pode haver realmente alguma ligação entre uma coisa e outra?

Por outo lado, fazer observações dessas com base em forums da internet e afins pode ser enganador - é provavel que as variantes de "INT" estejam fortemente sobre-representadas entre os utentes da internet.

[Para uma descrição ortodoxa do que é suposto ser um "INTP", ver aqui ou aqui; também há descrições mais ou totalmente heterodoxas].

5 comments:

Unknown said...

Boa questão.

Julgo que há entre os INTP/INTJ um questionamento próprio da "autoridade" sobre todas as formas (estatal, familiar, escolar...). Miguel, acho que a descrição do parâmetro J/P não ficou muito clara porque ambos os tipos preferem coisas estruturadas e organizadas no sentido lógico-abstracto. Sei que ele se refere às situações monótonas e quotidianas do mundo físico mas a descrição pode dar uma ideia errada...

Quanto à tese avançada, seria necessário ver a correlação. Presumo que grande parte dos anarquistas se dividirão entre esses grupos mas confesso que não conheço nenhum INTJ anarco-capitalista embora conheça pelo menos dois INTP's. Isto poderia estragar a teoria não fosse a minha amostra tão pequena.

Miguel Madeira said...

"Isto poderia estragar a teoria não fosse a minha amostra tão pequena."

Pois, mas se calhar qualquer amostra de qualquer um dos quatro conjuntos em questão ("INTPs","INTJs","anarco-socialistas" e "anarco-capitalistas") já será minúscula por natureza.

Anonymous said...

pode ser possivel que tenha algo a ver... mas eu não "afunilava" tanto esse conjunto de caracteristicas.

fiz o teste e saiu intp.

sabine said...

Tipificaçoes ridiculas para todos os gostos. Haja pachorra! Depois da esquerda caviar e disto, o que se seguira? Uma vernissage?

Miguel Madeira said...

"o que se seguira? Uma vernissage?"

Eu estava mais inclinado para um post discutindo a relação entre a cabidela e a regionalização.