Thursday, December 27, 2007

A "eficiência" da banca portuguesa (II)

Costuma-se também dizer que a banca é um dos sectores em Portugal com maior produtividade (e que isso será um indicador da tal eficiência, dinamismo, etc.).

Bem, eu não faço ideia se a produtividade da banca é alta ou baixa, mas, mesmo que seja alta, isso não é necessariamente sinal de eficiência:

A produtivade da banca é calculada dividindo o "produto bancário" pelo número de trabalhadores; o "produto bancário" tem lá muitas coisas, mas essencialmente é composto pela diferença entre os juros que os bancos cobram ao devedores e os que pagam aos depositiantes e mais o que os bancos cobram pelos serviços que prestam (as chamadas "comissões").

Assim, vamos decompor a produtividade:

produtividade = (produto bancário)/(número de trabalhadores) =
= [(produto bancário)/(volume de negócios)]*[(volume de negócios)/(número de trabalhadores)]

Agora, como é que a produtividade se relaciona com a eficiência? Se uma alta produtividade for causada por um elevado rácio (volume de negócios)/(número de trabalhadores), é um sinal de eficiência, já que quer dizer que os bancos conseguem gerir elevados capitais recorrendo a pouco pessoal. Por outro lado, se o que tivermos for um elevado rácio (produto bancário)/(volume de negócios), então é um sinal de ineficiência, já que quer dizer que os custos de intermediação (as comissões, a diferença entre juros activos e passivos, etc.) têm um elevado peso em função do valor das operações financeiras.

Agora, como já disse, eu não faço a mínima ideia se a produtividade dos nossos bancos é alta ou baixa e, caso seja alta, também não faço ideia da sua situação face aos dois "sub-racios" que defini (talvez algum leitor do blogue se inspire com este post e decida mergulhar nas demonstrações de resultados e relatórios de actividade dos nossos bancos para ver se chega a alguma conclusão).

5 comments:

Anonymous said...

«… se o que tivermos for um elevado rácio (produto bancário)/(volume de negócios), então é um sinal de ineficiência …»

Parece-me que será sim um sinal de rendibilidade. Tomando como boa a definição de produto bancário apresentada: comissões + diferença entre juros cobrados nos empréstimos e juros pagos nos depósitos.

Miguel Madeira said...

É um sinal de ineficiência: a função económica dos bancos é pôr em contacto quem tem dinheiro para aplicar com quem quer pedir dinheiro emprestado. Portanto, quanto maior fôr a diferença entre o que os devedores pagam e o que os depositantes recebem, menos eficiente (da perspectiva da economia no seu conjunto) é o sistema bancário (já que significa que, ou que os devedores estão a pagar mais do que poderiam estar a pagar, ou que os depositantes estão a receber menos do que poderiam estar a receber).

Também pode ser um sinal de rendibilidade, mas não há necessariamente contradição entre as duas coisas.

Miguel Madeira said...

Mais em detalhe: quanto maior for a diferença entre os juros activos e passivos, mais casos haverá de pessoas que estariam dispostas a aplicar dinheiro a um dado juro e de outras que estariam dispostas a pedir emprestado a um juro maior que esse, mas que o negócio não se realiza porque, com a margem do banco, deixa de ser rentável para um dos intervenientes (ou para ambos).

Como eu escrevi, significa que os custos de intermediação financeira são elevados (o que, para os clientes - depositantes e devedores - dos bancos dificilmente será sinal de "eficiência")

Carlos Guimarães Pinto said...

"a função económica dos bancos é pôr em contacto quem tem dinheiro para aplicar com quem quer pedir dinheiro emprestado"

A funcao economica dos bancos e' dar lucro. Senao podiamos dizer que a Danone nao e' eficiente porque se vendesse os iogurtes ao preco de custo, havia mais gente a ter acesso a iogurtes e essa e' a sua funcao economica...

A eficiencia mede-se pelo valor percebido dos consumidores pelo servico que consomem (do qual o preco e' o melhor indicador) - custo de prestar tal servico / numero de trabalhadores.

Se os consumidores estao dispostos a pagar um preco pelo servico muito superior ao custo, isso tambem e' sinal de eficiencia da empresa ou mais especificamente dos departamentos comerciais da empresa. Ha claramente criacao de valor para a empresa.
Em termos da economia como um todo, acredito que tambem haja, mas aqui voltamos 'a discussao sobre se a publicidade e o marketing sao actividades produtivas. A mim parece-me que sim.

Miguel Madeira said...

Já agora, CGP, qual é a função de um bancário?