Friday, December 14, 2007

Kosovo, provincia sérvia viável?


Bem, e qual é a alternativa viável?

Manter a situação actual, que é quase como se fosse independente, mas com a diferença que o seguro do meu carro não é válido lá e que é mais dificil conseguir empréstimos de organismos internacionais?

Devolver o Kosovo à soberania sérvia? Iria ser bonito, a Sérvia a tentar voltar governar o território contra a vontade da maioria esmagadora da população (maioria essa com fácil acesso a armas) e dos orgão de governo local existentes.

A guerra da NATO contra a Jugoslávia, que deu origem a esta situação, foi um erro? Estou 110% convencido que sim - mas o que é que querem fazer agora? Viajar no tempo até 1997 para "desfazer" a guerra?

4 comments:

Anonymous said...

E que tal o Kosovo como uma região autónoma, tipo Catalunha ou País Basco?

Miguel Madeira said...

De novo, isso só seria viável se os "kosovars" aceitassem, o que duvido que seja o caso.

Anonymous said...

O problema não é ou foi a NATO ou a intervenção. A NATO é bem capaz de ter terminado/evitado uma guerra civil de muitos maiores proporções ao conflito que já se verificava. O conflito existia porque a situação demográfica no terreno foi mudando ao longo de décadas(?) e se são verdade as estatísticas populacionais esta situação seria inevitável por razões históricas e culturais.

Anonymous said...

os albaneses do kosovo odeiam os servios, não há nada que remedeie isso

Faz-me espécie que haja uns (europeus) ou outros (russos, etc) que digam o que aqueles devem fazer, que falem com grande cinismo de "erro estratégico" como se de um jogo de xadrez se tratasse.

Bom post