Thursday, December 13, 2007

Re: 3 biliões de pessoas vs. verdismo

"Isto é, para os asiáticos - que estão finalmente a crescer e a fazer sombra aos ocidentais -, a paranóia europeia com o ambiente é uma forma subtil de travar a ascensão asiática. Certos ou errados, é assim que eles pensam. E não há nada que os europeus possam fazer para alterar isso. Nada." (Henrique Raposo)

Vamos analisar essa questão no que diz respeito às emissões de CO2 (o assunto mais na berra em questões ambientais neste momento): parece que as emissões mundias são de 27.245.758 de toneladas por ano. Se fosse aprovado um esquema de redução das emissões globais para, digamos, 24.000.000, distribuidos entre os países pelo único sistema que me parece fazer sentido (i.e., proporcionalmente à população), a India (com 16,95% da população mundial) teria direito a emitir 4.068.000 toneladas de CO2 por ano. Como as emissões indianas actuais são de 1.342.962 toneladas, não vejo que objecções a India poderia ter a um sistema desses - na verdade, se esse direitos de emissão fossem transacionávéis, até seria um bom negócio para a India vender anualmente o direito a emitir 2.700.000 toneladas de CO2.

Há duas possiveis objecções ao meu argumento:

Por um lado, pode-se argumentar que a Europa e os EUA nunca aceitariam um sistema desses. Talvez não, mas o que Henrique Raposo dizia é que não há "nada" que a Europa possa fazer para convencer os asiáticos a adoptarem o "verdismo"; e o que eu digo é que até há algo que se poderia fazer para os convencer - se a Europa está disposta a isso é outra história.

Por outro pode-se argumentar que esse sistema não conveceria a China (que já polui mais ou menos em proporção à sua população). Possivelmente não, mas aí já não seriam "3 mil milhões de pessoas vs. o verdismo", mas apenas "mil e trezentos milhões de pessoas contra o verdismo", já um bocado longe de metade da população mundial (nota: em Portugal, "um bilião" = 1.000.000.000.000; não confundir com a palavra inglesa - sobretudo norte-americana - "billion", que significa 1.000.000.000).

5 comments:

Anonymous said...

"paranóia europeia com o ambiente"???

mas vocês estão a falar de quê? de que realidade alternativa é que estão a falar? a política dá mesmo a volta à cabeça...

Miguel Madeira said...

Eu estou a falar do post do Henrique Raposo.

Acerco do que o HR está falando, a questão deve ser dirigida a ele.

Anonymous said...

Suponho que HR inclua a Rùssia no grupo países em desenvolvimento orientais. Caso esteja certo, noto que com a sua enorme Carbon Sink (fossa de carbono, floresta)Kyoto (e outros que lhes sigam) são óptimos negócios para a Rússia. O mesmo se aplica à Índia, suponho.

Tárique said...


Re: Re: 3 biliões* de pessoas vs. verdismo

Anonymous said...

"Acerco do que o HR está falando, a questão deve ser dirigida a ele."

fiz a pergunta aqui porque este post contra-argumenta a partir da premissa do HR, tomando-a por verdadeira