Tuesday, December 25, 2007

Viragem à direita neste blogue

Não, não sou eu que vou virar à direita (como escrevi aqui, "não se assustem [sobretudo o José Manuel Faria], não faço tenções de me tornar liberal").

Mas agora, além de um libertário de esquerda, a meio caminho entre o marxismo e anarquismo (eu), este blog vai passar a ter a colaboração de um "anarco-capitalista", o Carlos Novais do Wars4StatusQuo, da Causa Liberal e do Portugal4RonPaul. Ainda por cima, penso que é um simpatizante do que me parece ser a tendência mais à direita do "anarco-capitalismo", a facção do Mises Institute/LewRockwell.com (não sei se o CN concordará com a minha caracterização, quer da suas posições, quer das posições do grupo LRC).

[Hum, se o "vento sueste" virar à direita, passará a ser apenas "sul", ou "suão", não?]

8 comments:

josé manuel faria said...

Maior abrangência ideológica. Boa ideia.

Carlos Guimarães Pinto said...

Parabéns pela aquisição. Anseio por discussões intensamente anárquicas.

AA said...

Uma inqualificável concentração de poder argumentativo que vai contra os interesses dos leitores da blogosfera! O Estado devia intervir!

Parabéns pela nova fase do VS! :D

filipeabrantes said...

Que boa not

Anonymous said...

SAFARI....

Anonymous said...

O Safari impediu-me ontem de felicitar o MMadeira pela excelente aquisição.

Só não percebi o mises-rockwell=tendência mais à direita.. Mas ok.

Parabéns pelo blogue e um bom ano!

PS: O MMadeira diz-se trotsquista. Fui ver o programa da LCR (frances), trotsquista, e vi-lhe ideias que jamais (pode ser falha minha) vi defendidas aqui. Pode o MMadeira esclarecer? Obrigado.

LCR: http://www.votons.info/2007/election-presidentielle/prop
ositions/economie-et-emploi/14/besancenot/431#289

Miguel Madeira said...

Eu fui trotskista no século XX (tendo sido aderente do PSR). Agora o meu pensamento é uma mistura completamente confusa de marxismo, anarquismo e se calhar mais qualquer coisa.

Na prática, sou um compagnon du route, já que milito num partido - o BE - com forte influência "trotskista-madelista" (i.e., a facção APSR de Louçã), lá dento, apoiei uma lista - a "moção C" - com forte influência "trotskista-morenista" (a facção Ruptura/FER de Gil Garcia).

Já agora, dois posts que escrevi acerca de Trotsky e do trotskismo

http://ventosueste.blogspot.com/2006/08/acerca-de-trotsky.html

http://ventosueste.blogspot.com/2006/01/trotskismo-coisas-boas-mas-tambm-ms.html

Miguel Madeira said...

Mas a respeito do programa da LCR e da proposta para reduzir o desemprego pela redução do horário de trabalho (a velha reivindicação trotskista da "escala móvel do horário de trabalho"), não anda muito longe do que escrevo neste post:

http://ventosueste.blogspot.com/2006/06/sindicatos-desemprego-etc.html