Thursday, September 25, 2008

Chavez-Morales

Há algum tempo que estava a pensar escrever algo parecido com este comentário de "trashman" no Spectrum:
"E já agora, apesar de ter sido eu a referi-los em conjunto - Chavez e Morales -, não creio que se trate do mesmo. Chavez concentra na sua figura o exercíco do poder, as atenções da sua governação, abusando do populismo e da demagogia, ao passo que Morales vem de um movimento amplo, múltiplo, que reune grupos sociais, culturais e étnicos muito diferentes, dando uma imagem de que se trata de um governo de unidade nacional com efectiva participação popular. Pessoalmente, e a esta distância, agrada-me mais Morales que Chaves."

4 comments:

Anonymous said...

(Se eu tivesse um blogue) Também escreveria algo parecido. O Morales é bem mais civilizado e digno (tem uma representação cultural mais do que apenas ideológica e sectária).

Anonymous said...

o morales é mais consensual, apesar das ideias nao serem muito diferentes.
penso que nesta questao é mais a forma e nao o conteudo.

1-chavez vive num pais onde a direita troliteira teve o poder. basta ver a oposiçao na tv e aquilo parece a "tertulia cor de rosa" com palavroes pelo meio.

2-ja lhe tentaram limpar o sebo, isto é um facto, e ele agora anda paranoico. de resto, em relaçao às suas novas acusaçoes contra a cia nao confirmo nem desminto. já sabemos o são capazes de fazer ambos os lados.

3-nao concordo com a forma "explicita" com que ele diz e faz as coisas, quanto mais nao seja é a maneira mais rapida de dar um tiro no pe.

agora em relaçao ao que aconteceu na bolivia, bem...
ou é um grupo de autonomistas que nao querem partilhar a riqueza (a maioria desta concentrava-se nesses sitios).

ou entao é um grupo ao genero "açores independente" que foi agitado por "forças externas".


a america latina encontra-se num equilibrio fragil, há "pro americanas", "anti americanas", e moderados que desconfiam da "estrada pavimentada a ouro".

de.puta.madre said...

Não entraste no site ...

Anonymous said...

Somos três, quatro com o Filipe. O Morales ainda me merece interesse e atenção (pla positiva). Até ver.