Friday, September 26, 2008

O caso da melanina

Isto poderá ser o principio do fim do regime chinês?

11 comments:

Anonymous said...

nao, claro que nao. a maioria das empresas que em tempos usaram produtos perigosos e causaram vitimas continuam aí.

veja-se o ddt, e outros produtos, que as empresas foram arrastando ao longo de anos apesar de ja haverem evidencias de serem prejudiciais.

por outro lado, há paises que permitem determinados produtos que sao ilegais na europa. veja-se o caso do dentrifico sul africano.
enquanto houverem fragilidades haverá sempre quem as aproveite.

NC said...

agitador,

olhe que a OMS já declarou que é preferível o uso do DDT à malária, em África.

NC said...

http://www.rachelwaswrong.org/index.htm

Miguel Madeira said...

Sobre o DDT e a malária:

http://ventosueste.blogspot.com/2006/07/o-ddt-e-malria.html

Anonymous said...

caro tarzan,

em relaçao a isso ja dei a minha opiniao há uns anos atras, aqui mesmo.
eu estou na area da biotecnologia e a oms pode dizer o que quiser. muitos dos meus colegas tambem escolhem essa mesma via defendida pela oms.

no entanto há medidas alternativas eficazes de regularizar a malaria, imensas tecnicas (embora possam ser mais caras, mas penso que nao) que podem ser adoptadas (vindas das mais diversas areas), para alem de que a vacina para malaria esta para breve, prevê-se em 2012.

esperemos que o custo seja baixo, mas o mais certo é a lenga lenga do costume, o estado investe, os privados compram e os pobres lixam-se. (o tacho que algumas empresas tem em nome da "humanidade")

josé manuel faria said...

O regime está a tornar-se inclassificável.

Pedro Fontela said...

Miguel Madeira,

Parece-me mais provavel que a economia chinesa entre em colapso se vier aí uma onda proteccionista derivada da crise. Agora por produtos de má qualidade ou contaminados? I don't think so...

A Chata said...

... onda proteccionista????

Ainda não se apercebeu que praticamente tudo é Made in China?
Vaja o caso da Danone e da Leyland que processaram os sócios chineses em tribunais internacionais e perderam.
Veja o caso da associada neo-zelandesa desta firma chinesa de leite que aparece timidamente a tentar limpar-se do escandalo.

Onde pensa que são fabticados a pasta de dentes que usa, os produtos da Nestlé, os xaropes para a tosse ou a comida do gato?

O Mundo mudou meu amigo...

Pedro Fontela said...

Achata,

Não percebeu o que eu disse...

Sim tudo é produzido na China mas nenhuma das mudanças é algo definitivo. Se houver uma crise séria no Ocidente lhe garanto que as barreiras comerciais voltam a subir para niveis pré 1960. E só isso pode produzir instabilidade social suficiente para forçar a queda de um regime como o Chinês.

A Chata said...

Se houver uma crise séria no Ocidente?

Bancos a falir, desemprego a subir, 'cidades tenda' a crescer como cogumelos, populações endividadas, petroleo carissimo, bolsas ocidentais em altos e baixos, o preço dos cereais e bens alimentares a subir...

O que é, para si, uma crise séria?

Para subir barreiras comerciais é preciso que tenhamos alternativa para produção daquilo que iriamos deixar de importar e, mais importante que isso, que os chineses deixassem isso acontecer.

Um regime como o chinês não cai por instabilidades sociais.
As instabilidades sociais nestes regimes resolvem-se com tanques que passam por cima dos manifestantes.

Como disse Durão Barroso, em relação ao Tibete, temos que ser cauteloso porque as nossas relações comerciais com a China são muito importantes.

Tenho a sensação que vai acontecer-lhe o mesmo que aconteceu aos ingleses. Um dia acorda e percebe que o banco da China andou a comprar participações nas grandes empresas inglesas, de maneira sorrateira, e que já detem posições comsideraveis nas mesmas.

Quem acha que tem estado a comprar a divida externa dos EUA (que já é astronomica)?

Nada é definitivo como diz.
Todos os 'impérios' um dia entram em decadência e são substituidos por outros que não são melhores nem piores, são apenas diferentes.
Não me parece que seja o chinês que esteja nessa situação neste momento...

Anonymous said...

Dreamer, Miguel...