Monday, February 16, 2009

Re: Do sovietismo "democrático"


Não percebo muito bem como Gabriel Silva está a fazer esta conta: em primeiro lugar (excluindo os deputados do PPM e do MPT eleitos em listas do PSD) há seis partidos parlamentares - PS, PSD, PCP, PP, BE e PEV. Eu imagino que Gabriel Silva esteja a excluir o PEV, já que é duvidoso que esse "partido" tenha existência real.

Mas então, se vamos só contar com PS, PSD, PCP, PP e BE, não estou a ver onde Gabriel Silva foi descobrir quatro partidos com lideres eleitos em listas únicas: atendendo a que Manuela Ferreira Leite teve a oposição de Passos Coelho, Santana Lopes e Patinha Antão e que Francisco Louçã teve a oposição de Teodósio Alcobia e de João Delgado, pelas minhas contas temos apenas 3 partidos com lideres eleitos em listas únicas.

2 comments:

Anonymous said...

"Francisco Louçã teve a oposição de Teodósio Alcobia e de João Delgado"

Uma oposição meramente formal e nada real.

Miguel Madeira said...

Sim, mas não foi um candidato eleito em lista única.

Realmente, no caso do BE, há uma nuance: como não há lider estatutário, também não há eleição do lider, apenas eleição da mesa nacional.

Mas como há uma tradição de o nº 1 da lista mais votada ser o coordenador da comissão politica (ou seja, o lider), as candidaturas de Alcobia e Delgado (como "cabeças" das listas B e C) foram o equivalente ao que noutro partido seria uma candidatura a lider.