Monday, October 08, 2012

Que ave será esta?

Aceitam-se palpites.







Eu inclino-me para ser um juvenil de ganso-patola, ou então uma mobelha em traje de inverno; e há sempre a hipótese mais simples, que é ser apenas uma gaivota grande (infelizmente as fotografias não permitem ver o tamanho).

A opinião dominante entre os frequentadores do molhe de Portimão parece ser a de que é um mergulhão ou um albatroz (e quando eu sugeri a hipótese de ser um corvo-marinho - e na terceira fotografia até é parecido, acho - uns pescadores puseram-me logo "no meu lugar" dizendo-me "não chamem às coisas um nome que elas não são! O corvo-marinho mergulha em profundidade e este mergulha em altura."); no entanto, pelo menos as aves que têm a designação "oficial" de "albatroz" nem sequer existem no Atlântico Norte (mas suspeito que, na linguagem coloquial, nomes como "albatroz" ou "alcatraz" não têm um significado muito rígido; o ganso-patola também é chamado "alcatraz", e daí a passar a "albatroz" vai um saltinho).

Também há quem, simplesmente, lhe chame "pato" (ontem à tarde estava uma senhora a falar com o seu cão e a dizer-lhe "Estás a ver ali o patinho?"), mas pelo bico não me parece.

1 comment:

João Branco (JORB) said...

Olá Miguel, olha nesta foto

http://www.flickr.com/photos/8793530@N03/3104115866/

Olhando para o padrão das pintinhas nas asas não parecem restar grandes dúvidas :-)