Saturday, January 14, 2006

Críticas à propriedade intelectual

No site de promoção do sistema operativo "GNU" há uma secção de links para textos criticando a "propriedade intelectual". A maior parte dos textos são relacionados com a propriedade de software informático, mas tem alguns relacionados com outros tipos de "criação intelectual" (p.ex., música), ou com a nocão de "propriedade intelectual" em abstracto (p.ex, este, em tom humoristico: "Copyrighting fire!")

Atenção: alguns dos links estão "quebrados"

2 comments:

Anonymous said...

isto é um tipico movimento de contra-cultura. alias no inicio havia muito essa filosofia, noentanto foi abafada por microsofts, ibms, etc.

Miguel Madeira said...

Não sei se terá sido "abafado": no campo específico do software, p.ex., o software "não-proprietário" continua a bater-se de "ombro-a-ombro" com o "proprietário".

É verdade que, em termos "estáticos" (a guiar-me pelas estatisticas de uso do meu blog) o Windows representa 99% dos sistemas operativos (e penso que o Mac OS X - que representa o outro 1% - também é "proprietário") e o Internet Explorer 87% dos browsers.

Mas, vendo as coisas de forma "dinãmica" (i.e. olhando, não para as "quotas de mercado" num dado momento, mas para a forma como essa quota evolui - se sobe, se desce), pelo que sei, o "software não-propriétario" tem mantido uma quota estável e, nos ultimos tempos, até tem aumentado (sobretudo graças ao browser Firefox).