Thursday, January 19, 2006

O inimigo do nosso inimigo não é necessariamente nosso amigo

Um livro que está na berra é "Clube Bilderberg - Os Senhores do Mundo", de Daniel Estulin. Eu até compreendo que, num mundo cada vez mais dominado pelas grandes multinacionais e pelo seu braço armado, o exército imperial norte-americano, um livro com essas caracteristicas tenha uma certa popularidade.

No entanto, acho que tudo o que venha nesse livro (que não li, só folheei na livraria) deve ser tomado com muitas dúvidas: o autor, Daniel Estultin, está associado à "American Free Press", o orgão do grupo quase nazi "Liberty Lobby". Nas poucas páginas que olhei, encontrei logo elogios à John Birch Society (uma organização criado por admiradores do tristemente célebre Joseph McCarthy).

Não estou a dizer que o que diz no livro seja mentira (não faço ideia se é ou não) - o certo é que só temos a palavra do autor, mais nada.

Mas isso levanta a questão que refiro no título: é verdade que a esquerda e certas facções da direita reacionária têm inimigos comuns (o grande capital multinacional, a politica imperial norte-americana, etc.), mas é preciso ter cuidado para evitar alianças espúrias (e o entusiasmo que se tem visto em certos sectores pelas teses desse livro inquieta-me um pouco).

Não é que tudo o que venha da direita tenha lepra - há muita coisa interessante da autoria de direitistas (p.ex., as criticas à politica externa norte-americano do site Antiwar.com, animado por ultra-liberais; o "distributismo" dos tradicionalistas GK Chesterton e Hillaire Belloc; etc.), mas deve-se sempre ter uma atitude de "escolher o que presta e deitar fora o resto". Ora, este livro tem uma particularidade: pelo que li (e pelas referências que ouvi), trata-se essencialmente de expôr "factos" que o autor diz conhecer.

Ora, quando alguém expõe um raciocinio, nós podemos analizar esse raciocinio e ver se faz sentido ou não; quando alguém apresenta factos que possam ser confirmados de forma independente, também podemos fazer a nossa análise e "separar o trigo do joio". Mas quando alguém escreve um livro a dizer "isto que eu conto são segredos que descobri", então, acreditar no que ele diz é um puro exercício de fé.

5 comments:

Anonymous said...

acho que a esquerda maoista é a unica que advoga isso.
e os maoistas são uns reacionarios de primeira.

Anonymous said...

já viu a parvoice a que isto chegou?

A última medida do governo PS constitui um escárnio para os milhares de idosos portugueses que vivem de pensões miseráveis. O regulamento da nova prestação para idosos aprovado em 19 de Janeiro estabelece os valores que os filhos devem dar aos pais que vivem na pobreza. Diz-se ali que os filhos em situação "confortável" devem entregar aos pais pobres uma quantia mensal que vai de 17,5 a 35 euros.
Verifica-se assim que este governo: 1) julga ser necessário obrigar, através de regulamento, que os filhos ajudem os pais pobres; 2) desresponsabiliza-se das suas obrigações quanto à assistência aos idosos; 3) cumprimenta os idosos com o chapéu dos filhos; 4) considera que um auxílio extra de até 35 euros/mês resolveria algum problema; 5) obriga os "beneficiados" com tal auxílio a enfrentarem a burocracia se quiserem recebê-lo.
O jornal que isto anuncia classifica a medida como "um passo revolucionário na política social". Mas isto mais parece um tombo do que um passo. Um tombo mais grave do que aquele dado pelo sr. Sócrates no mês passado, quando esquiava na Suíça.
Ver notícia em http://www.negocios.pt/default.asp?CpContentId=270411

Macillum said...

Merete Eldrup, um dos directores do jornal que publicou o cartoon, o Morgenavisen Jillands-Post, é esposa de Anders Eldrup, presidente da DONG, companhia de gás dinamarquesa e participante do secretivo Grupo Bilderberg nos últimos 5 anos.

Anonymous said...

Daniel Estulin, amigo de España

Anonymous said...

Politicamente acorrecto