Saturday, June 21, 2008

Exames (do 4º, do 6º, do 9º, etc.) - alterado

Será que as gerações nascidas entre 1965 e 1980 (mais ano, menos ano - ver adenda) que nunca tiveram que fazer exames nenhuns antes de acabarem o 12º ano* (bem, eu tive que fazer um exame de Português antes disso, porque chumbei no 10º ano) sairam muito mais mal preparadas da escola do que as gerações actuais, que são periodicamente examinadas?

*as gerações de 71 a 74 tiveram que fazer a PGA, que, em rigor, era feita ainda antes de acabar o 12º ano; no entanto a PGA não era bem um exame.

Adenda: o período deve ter sido mais restrito que este (e se calhar houve escolas que sempre tiveram exames) - ver este comentário de Gabriel Silva e e a minha resposta.

6 comments:

josé manuel faria said...

É discutível a necessiade dos exames. Penso que são necessários no Secundário e nas específicas para entrar nas universidades.

No 4º, 6º e 9º não. É ensino obrigatório.

Para fazer um exame como o de ontem a matemátia do 9º ano era preferível estarem quietos.

Anonymous said...

Caro Miguel,

eu nasci nesse intervalo e devo dizer o seguinte.

- Tive exame de 4ª classe:
- tive exames a todas as disciplinas do 2º ano (6º ano escolaridade),
- fiz exames no 9º ano escolaridade.
- fiz exames no 11º a meia dúzia de disciplinas,
- fiz exames ás 3 cadeiras do 12ª

Anonymous said...

j+a agora,

- os da 4ª classe e 6º ano eram obrigatórios e eliminatórios, quem chumbasse no exame tinha de repetir o ano.

- os do 9º era obrigatórios para quem não tivesse um média bastante alta, as notas dos exames faziam média com as de frequência e a média das duas era a nota final.

- os exames do 11º ano era obrigatórios às disciplinas onde não se tirasse nota igual ou superior a 12, sendo a nota final a média das duas (exame e frequência)

Luís Bonifácio said...

Eu fiz o exame da 4ª classe. O exame do 2º ano do ciclo e às 3 disciplinas do 12º. Dispensei no 8º ano e no 11º.

Os exames são fundamentais. E devia ser obrigatória a prova oral.

Miguel Madeira said...

"eu nasci nesse intervalo e devo dizer o seguinte."

Eu calculei o intervalo por estimativa, pensado "quem nasceu em 65, se tiver entrado aos 7, só acabou a 4ª classe em 76, logo já não deve ter tido exame"; e, pensado melhor, o limite superior não deve ser 1980, já que os protestos contra os exames do 9º ano foram no ano de 1993/94 (ou seja, a geração de 1979 já deve ter apanhado com eles).

Seja como for, houve um período (no mínimo uns dez anos, e acho que foi mais) em que (pelo menos no ensino público) só havia exames quando chegava a altura de concorrer à faculdade (ou quando se reprovava).

Luís Bonifácio said...

Eu fiz o exame da Quarta Classe no ano lectivo de 1975/1976