Thursday, April 13, 2006

145 dias de folga?

Hoje, no noticiário da SIC, disseram que ia haver 145 dias de folga este ano: sábados, domingos e feriados seriam 116 dias a que se juntariam 25 dias de férias e mais 4 "pontes", por os feriados serem à quinta ou à terça (para ver um calendário para 2006, clicar aqui).

Só que as "pontes" não surgem de geração espontanea: uma "ponte" goza-se metendo um dia de férias (ou, no caso dos funcionários públicos, um "dia por conta das férias"), logo as 4 potenciais pontes já estão incluídas nos 25 dias de férias. Assim, só vai haver 141 dias de folga este ano (é certo que os funcionários públicos podem descontar o dia nas férias do ano seguinte, mas acaba sempre por ir descontar nalgumas férias).

7 comments:

RAF said...

Lembrei-me exactamente do mesmo. Não há assim tantas tolerâncias de ponto. O que existem são potenciais pontes, e não 146 dias de férias.

Anonymous said...

pois... eu achei estranha a história.

quem aposta que vai aparecer na televisão um "especialista" a dizer que o problema é da Boa vida que os portugueses levam?

Miguel Madeira said...

"quem aposta que vai aparecer na televisão um "especialista" a dizer que o problema é da Boa vida que os portugueses levam?"

Bem, tenho que fazer uma contrição: realmente, parece que os trabalhadores portugueses (ou pelo menos alguns) levam realmente uma "boa vida", com montes de dias de folga. P.ex., ouvi dizer que, numa repartição pública (algures em Lisboa) 120 funcionários começaram as férias da Páscoa logo na quarta-feira (depois de terem ido ao local de trabalho assinar o livro de ponto).

Anonymous said...

lol

é verdade...

Anonymous said...

já agora e voltando ao chile.
o que acha de kerala.

Miguel Madeira said...

"o que acha de kerala"

Sei muito pouco sobre o Kerala. A única coisa que sei é que é o grande bastião dos comunistas indianos.

Anonymous said...

sim... na wikipedia dizem que há problemas de violencia, suicidios e desemprego.

tem tido bons indicadores no que toca a pobreza, saude e educação, mas não compreendo o que causa o resto.