Thursday, April 06, 2006

O "liberalismo vulgar"

A questão dos lucros da banca fez-me lembrar o que Kevin Carson chama "vulgar libertarianism", a tendência dos liberais para, quase reactivamente, tomarem o partido do "capital", mesmo em situações em que este é beneficiário do "estatismo".

Aqui, temos mais alguns posts de Carson sobre o assunto, aplicado a várias situações, como a industrialização ou a América Latina.

Diga-se que, ao contrário de Carson, eu, não sendo um liberal, não acho muito relevante (do ponto de vista moral) se o poder dos capitalistas é fruto da intervenção do estado ou do "mercado livre" - aliás, creio que mesmo em "mercado livre" a banca (para recuperar o anterior exemplo) teria uma tendência à concentração oligopolistica.

1 comment:

Anonymous said...

Você diz: "aliás, creio que mesmo em "mercado livre" a banca (para recuperar o anterior exemplo) teria uma tendência à concentração oligopolistica"

Mas o Kevin Carson no seu livro "Studies in Mutualist Political Economy" escreve que o mercado livre tem uma tendencia para competição; não para concentração oligopolistica. Ele escreve muito sobre os "trusts" nos EUA - quando os capitalistas tentaram transformar o competição para concentração oligopolistica, mas isso nunca tem successo sem o estado. Sem o estado niguem tem o poder suficicante para consegir um concentração oligopolistica no mercado; porque o povo sempre vai ter poder demais para isso, se eles não querem isso. O Carson fala sobre bancas não dos capitalistas, mas do povo; bancas mutualistas. Cooperativismo. Mais sobre essas bancas aqui, no livro "Mutual Banking" do William B. Greene: http://www.the-portal.org/mutual_banking.htm

Porque só quando o capital trabalha junto com o estado, eles podem consegir isso. E o Carson também tem muitos exemplos sobre isso no livro.
Você não é liberal, você diz, mas o Carson também não é, ele é um mutualista; o mutualismo é um versão do socialismo é anarquismo que gosta o mercado livre e não gosta o estado nem o capital oligopolistica. Isso é o anarquismo e socialismo do Pierre-Joseph Proudhon, Benjamin Tucker, Lysander Spooner, et.c.; e é um socialismo bem diferente do que, por exemplo, o communismo - mas ainda é uma forma do socialismo.

Não sei se você já viu o livro do Carson, "Studies in Mutualist Political Economy", mas se não já viu é quer ler-lhe, ele tem o livro online aqui: http://www.mutualist.org

Valeu!
//Emil Johansson
( Se você quer falar sobre alguma coisa, contata-me no website http://mutualism.blogg.se )

Também: Desculpe, o meu português é terrivel, eu sei, isso é porque sou sueco ;)