Tuesday, April 25, 2006

25 de Abril (II)

A esta hora, o golpe militar estava em marcha. A revolução só começaria umas horas depois, quando o povo na rua manifestou o seu apoio aos militares (ignorando, aliás, as ordens do MFA, que havia apelado para a população ficar em casa).

2 comments:

Anonymous said...

eu vou saltar directamenta para aqui.

infelizmente o movimento anarquista, nessa altura, tinha sido dizimado e tambem encontrava-se muito dividido.

não sou da geração do 25 de abril, mas pelo que sei, de pessoas que viveram em primeira mão, foram tempos memoraveis.

não conheço ninguem de um lado ou de outro da barricada que não tenha uma certa nostalgia desse tempo.

ocupações, reformas profundas e, no fundo, um começar de novo para as pessoas.
infelizmente houve um "peso na consciencia" de alguns que decidiram abortar esse novo começo. até o famoso sá carneiro, por exemplo, era a favor de uma reforma agraria.

Diogo said...

Isto não vem bem a propósito mas diz respeito a um post anterior:

Em Setembro de 2000, poucos meses antes do acesso de George W. Bush à Casa Branca, o “Project for a New American Century” (PNAC) publicou o seu projecto para a dominação global sob o título: "Reconstruindo as defesas da América" ("Rebuilding American Defenses").

O vice-secretário da Defesa Paul Wolfowitz, o secretário da Defesa Donald Rumsfeld e o vice-presidente Dick Cheney adoptaram o projecto PNAC antes das eleições presidenciais.

O PNAC esboça um roteiro da conquista. Apela à "imposição directa de bases avançadas americanas em toda a Ásia Central e no Médio Oriente" tendo em vista assegurar a dominação económica do mundo, e ao mesmo tempo estrangular qualquer potencial "rival" ou qualquer alternativa viável à visão americana de uma economia de mercado”.

O projecto do PNAC também esboça uma estrutura consistente de propaganda de guerra. Um ano antes do 11 de Setembro, o PNAC fazia apelo a "algum evento catastrófico e catalisador, como um novo Pearl Harbor", o qual serviria galvanizar a opinião pública americana em a uma agenda de guerra":

Leia este artigo e confira os links:

http://citadino.blogspot.com/2006/04/h-males-que-vm-por-bem.html