Wednesday, April 26, 2006

Foram pelo menos 44

5 comments:

Anonymous said...

mas esta gente é parva ou faz-se?

alguns dos comentadores falaram em "cantilena comunista".
puro anti esquerdismo primario, e estupido.

eles pensam assim;
"ah afinal a ditadura nem era má, até deixavam cunhal acabar de o curso, por outro lado tratava da saude aos esquerdistas. umas torturazitas e coisa e tal... pequenas coisas..."

ainda bem que há pessoas com juizo e movimentos civicos que não querem que a historia se apague, para que não se ouçam mais barbaridades destas.
a malta da minha geração não leva o 25 de abril a sério... é pena. e outros cavalheiros apenas aproveitam a oportunidade para destilar o seu veneno.

eu adoro a parte em que alguns caracterizam o marcelismo como uma especie de "ditadura soft".

Ricardo Alves said...

O mais incrível é que há pessoas que corrigem o Rui Albuquerque nos comentários. Mas ele ignora-as deliberadamente.
É isto a blogo-esfera. Num jornal, haveria a obrigação de publicar cartas corrigindo os factos. O jornal assumiria os seus erros. Num blogue, não. Podem difundir-se mentiras históricas, ideologicamente motivadas, sem qualquer obrigação de respeito pela verdade.

Anonymous said...

Num jornal também se podem difundir mentiras. É a liberdade de expressão. Foi por isto que se fez o 25 de Abril (não há ironia nenhuma nisto, é mesmo). Também é liberdade de expressão este post do Miguel Madeira criticando o Rui Albuquerque.

Experimente escrever ao Avante, corrigindo-os sobre Milosevic, por exemplo e veja se é publicado e o jornal pede desculpa (aposto um jantar em como não pede). Mentiras bem mais graves que esta que não é mais do que um exagero.

Miguel Madeira said...

Creio que, apesar de tudo, à mais "contraditório" num blogue com comentários do que num jornal:

Num blogue, normalmente, os comentários são postos automaticamente e é o bloger que tem que apagar os que não quer ver publicados (ou seja, há um certo incómodo em censurar comentários); num jornal, só publicam as cartas que querem.

Alem disso, num blogue, a caixa dos comentários está logo ao lado do post, enqunto num jornal, além de não serem, obviamente, publicadas no mesma edição, as cartas (e as rubricas gênero "O Público errou") têm uma secção especial, que, provavelmente, muita gente não lê.

Ricardo Alves said...

Há algumas diferenças que não estão a considerar.
1) Um jornal está obrigado por um código deontológico. Por exemplo, se publicar um artigo mentindo sobre a pessoa "X", essa pessoa tem o direito de se defender. Num blogue não há esse direito.
2) As caixas de comentários são muito menos lidas do que os artigos do blogue. Pelo contrário, duas edições do mesmo jornal com alguns dias de diferença devem ser lidas sensivelmente pelo mesmo número de pessoas.