Wednesday, October 21, 2009

As "metáforas" da Biblia

Quando se fala da crueldade, atrocidades, etc, do Antigo Testamento, uma resposta típica é que se trata de "metáforas".

Bem, e isso mudará muito a questão? Vamos admitir que a Biblia não diz verdadeiramente que Jeová/Deus matou milhares de pessoas e mandou matar mais umas quantas, que é tudo "simbólico". Bem, mas é "simbólico" do quê?

Das duas uma: ou o A.T. pretende dizer que Deus fez mesmo o que lhe é atribuído (e, nesse caso, Deus é cruel e vingativo), ou essas histórias são apenas metáforas para ilustrar a natureza da relação entre o Homem e Deus (e nesse caso, tudo indica que Deus provavelmente seja cruel e vingativo - afinal, se nessas supostas alegorias simbólicas ele é apresentado dessa maneira, não deve ser por acaso...).

Já agora, embora o argumento das metáforas costume ser usado para dizer que o A.T. não é tão sanguinário como parece, suspeito mais do oposto: que, se as metáforas fazem algo, é suavizar a coisa. Porque digo isto? Porque, pelo menos no Génesis, parece-me muito provável que os indivíduos sejam usados como metáforas para povos - quando se diz que "Fulano e seus filhos foram de A para B", provavelmente está-se a falar da deslocação de uma tribo inteira, não de um individuo ou de uma família; assim, imagino que quando no Génesis se diz que "Beltrano matou Sicrano", quase de certeza que isso é, realmente, uma metáfora: uma metáfora para um massacre tribal com dezenas ou centenas de mortos.

Finalmente, mais um ponto - creio que há uns séculos atrás, a Biblia era interpretada literalmente (acho que um dos argumentos usados contra o modelo heliocêntrico era "assim, como Josué poderia parar o Sol?"). Ora, se os antigos achavam que a Bíblia era um texto literal, o que leva os teólogos modernos - muito mais longe dos autores originais - a acharem que é metafórico? O que os leva a achar que conhecem melhor a intenção original dos autores do que antigamente? Já agora, será que daqui a uns anos o próprio Deus passará a ser uma "metáfora" (há tempos, o Inferno também passou a metáfora, não foi?) e o cristianismo passará a ser compativel com o ateísmo?

4 comments:

Ricardo Alves said...

«Será que daqui a uns anos o próprio Deus passará a ser uma "metáfora"?»

Parece-me um desenvolvimento plausível. ;)

PR said...

«Ora, se os antigos achavam que a Bíblia era um texto literal, o que leva os teólogos modernos - muito mais longe dos autores originais - a acharem que é metafórico?»

Para não afugentar clientes :)

Zeca Portuga said...

Acho que aqui se aplica o meu comentário noutro blog, sobre este assunto - por isso o reproduzo aqui:

As imbecilidades do Saramago são apenas markting, quiça recomendadas por algum editor.

Isso nada me espanta. O que é lamentável é que haja tanto internauta a alinhar com tais alarvidades.

A Biblia é um conjunto de livros de interpretação complicada. Desde logo porque as traduções induzem em erro, depois porque muita gente teima em tirar da Biblia algo que sirva para a desacreditar.

Será possivel que tais palermas não ouçam os catraios, de olhos fixos no LCD da playstation ou gameboy, gritar: "Morri!... não faz mal que ainda tenho mais duas vidas!..."
Se já ouviram, não se esqueçam de interpretar isto literalmente!

Ou então, imaginem uns palermas, como alguns que por cá vemos, a interpretar isto literalemten daqui a 2000 anos.

Miguel Madeira said...

Ao comentário do Zeca Portugal, aplica-se o que escrevi aqui:

"Bem, e isso mudará muito a questão? Vamos admitir que a Biblia não diz verdadeiramente que Jeová/Deus matou milhares de pessoas e mandou matar mais umas quantas, que é tudo "simbólico". Bem, mas é "simbólico" do quê?

Das duas uma: ou o A.T. pretende dizer que Deus fez mesmo o que lhe é atribuído (e, nesse caso, Deus é cruel e vingativo), ou essas histórias são apenas metáforas para ilustrar a natureza da relação entre o Homem e Deus (e nesse caso, tudo indica que Deus provavelmente seja cruel e vingativo - afinal, se nessas supostas alegorias simbólicas ele é apresentado dessa maneira, não deve ser por acaso...)."