Stereotypes, schools & inequality, por Chris Dillow, sobre a influência que os estéreotipos étnicos e sociais têm, quer sobre a visão que os professores têm sobre o desempenho da cada aluno, quer sobre sobre os próprios alunos (que, aparentemente, se auto-influenciam pelos seus estéreotipos).
Test Scores, Subjective Assessment and Stereotyping of Ethnic Minorities [pdf], por Simon Burgess and Ellen Greaves, um paper da Universidade de Bristol indicando isso acerca dos professores e da avaliação que fazem dos alunos (comparando a avaliação interna que os professores fazem dos alunos com os resultados de avaliações externas, parece que a probabilidade de um aluno ser sub-avaliado pelo professor é maior para os alunos negros, paquistaneses ou pobres).
Stereotype Susceptibility: Shifts in Quantitative Performance from Socio-Cultural Identification, uma experiência feita nos EUA - pegou-se num grupo de raparigas de origem asiática e dividiu-se ao acaso em 3 subgrupos; a um dos grupos foram-lhe colocadas questões relacionadas com o facto de serem mulheres; a outro com o facto de serem asiáticas; ao terceiro grupo foram colocadas questões que não tinham a ver nem com o seu género nem com a sua raça. De seguida, deram-lhes um teste de matemática - o grupo a que, antes do teste, foi "lembrada" a origem asiática (um grupo que, nos EUA, tem fama de ser bom a matemática) teve os melhores resultados; o grupo a que foi "lembrado" o facto de serem mulheres teves os piores
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