Monday, October 19, 2009

Escolha das escolas?

Na discussão neste post do Blasfémias, a dada altura surgiu a questão de ser possivel os alunos (ou os seus pais) escolherem a escola em que se querem matricular, ou se isso levaria forçasamente a que as escolas acabassem a escolher os alunos (já que se se inscrevessem mais alunos do que vagas na escola, a escola teria que decidir quais o que ficavam).

A mim parece-me que é perfeitamente possivel os alunos poderem se inscrever na escola que querem sem termos as escolas a recusarem alguns alunos: basta aceitarmos a ideia de que uma escola pode ficar sobrelotada (com turmas de 40 alunos em salas desenhadas para 20). Isto pode parecer sarcástico, mas não é: se houvesse algumas escolas sobrelotadas, isso quer dizer que mesmo com essa sobrelotação havia montes de gente a se inscrever lá, o que significa que as vantagens (reais ou percebidas) dessa escola eram maiores do que as desvantagens da sobrelotação. Em breve se estabeleceria um equilíbrio entre a qualidade (à partida) da escola e o seu grau de sobrelotação de forma que na prática a qualidade final do ensino acabaria por ser similar em todas.

Há um problema neste modelo - é que quando os alunos se matriculam em principio ainda não sabem se a escola vai estar sobrelotada ou não, mas penso que haverá maneiras simples de solucionar esse problema.

No comments: