Tuesday, October 06, 2009

A Cáritas e a "pobreza envorgonhada"

A Cáritas vai distribuir vales que "permitirão que as pessoas possam ir a qualquer supermercado abastecer-se de bens essenciais. Assim evitarão deslocar-se a uma instituição de apoio, vendo a sua situação revelada publicamente" (via Blasfémias).

Hum, têm vergonha de ir a uma instituição pedir apoio, mas já não irão ter vergonha de ir ao supermercado pagar com vales da Cáritas?

4 comments:

Anonymous said...

Muito interessante. As pessoas preferem passar fome a ver a sua situação revelada publicamente. E a Cáritas vai na conversa e dá-lhes uma forma de ajuda que sai mais cara - porque os alimentos distribuídos pela Cáritas são adquiridos a preço bastante inferior aos que estão à venda em supermercados.

Ou seja: menos pão para a boca, mas mais prestígio social. E a Cáritas está de acordo em que é assim mesmo que deve ser.

Luís Lavoura

mescalero said...

Concordo com o comentário anterior e acrescento que é uma forma dessas pessoas continuarem a ignorar a obrigação que têm de protestar, criticar e procurarem alternativas ao modelo político e económico que as levou a esse estado.

Diogo said...

É muito diferente, caro Miguel. Esperemos nunca ter de o ver a si com vales da Cáritas no Pingo Doce.

Filipe Abrantes said...

É o "direito à liberdade", daqueles que são contra o rendimento mínimo em géneros.