Saturday, March 06, 2010

A questão do bullying (III)

Ainda a respeito do agora famoso bullying, lembrei-me de um texto que, embora para uma realidade diferente da portuguesa e para um tipo muito peculiar de "bullying", creio que te alguma relevancia para as questões que têm sido discutidas.

Refiro-me a Why Nerds are Unpopular, de Paul Graham (penso que um capitalista de risco ligado às empresas tecnológicas), sobre a "impopularidade" do que poderemos chamar "bons alunos socialmente desajustados" (o termo "nerd" é por vezes traduzido para "marrão", mas penso que é mais ser simultaneamente "marrão" e "totó", para usar o calão local). O autor chama-lhe impopularidade, mas lendo o texto é claro que o que ele esta a falar é mesmo de bullying, embora não use o termo:

Nerds would find their unpopularity more bearable if it merely caused them to be ignored. Unfortunately, to be unpopular in school is to be actively persecuted.
Bem, e onde eu quero chegar com isso? O autor tem algumas teorias sobre esse fenómeno - nomeadamente considera-o um produto da "América suburbana"; essa tese é provavelmente um disparate, mas mostra uma coisa - que, pelos vistos, há bullying (e significativo) nas escolas suburbanas dos EUA; ora, ao contrário do que se passa no resto do mundo, nos EUA o subúrbio é a zona residencial por excelência da classe média-alta (na verdade, até há quem diga que os subúrbios apareceram para fugir aos negros), o que deita por terra a tese de que o bullying é um fenómeno criado especificamente pelos alunos dos "bairros problemáticos" e afins (como já escrevi, acho que essa tese resulta largamente de um confusão entre os conceitos de "bullying" e "violência")

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