Thursday, March 18, 2010

«1984»

"1984", o romance de Orwell, foi escrito com a intenção de representar o extremo do totalitarismo, e ficou famoso por isso, tendo o nome "big brother" frequentemente utilizado para designar um poder omnisceinte que tudo sabe e controla.

Eu li o livro há 20 anos e já não me lembro bem dos detalhes, mas pelo que me lembro e pelo que tenho pensado, cada vez mais sou da opinião que, nesse aspecto, é uma obra falhada: a Oceania (e provavelmente também a Eurásia a a Estásia) seria melhor descrita como um regime autoritário do que totalitário.

Daqui a uns dias escreverei um post a explicar porquê, mas antes gostava de saber o que os leitores acham. Sirvam-se da caixa de comentários...

[pista para reflexão - a discussão que ocorreu há uns meses sobre se a classe média tem empregadas domésticas]

1 comment:

vxcvxvc said...

acho que consigo perceber o teu raciocínio. mas convém lembrar que no fim do livro as actividades que Winston julgava fora do alcance das autoridades eram afinal vigiadas de perto e se as permitiam era para o poderem apanhar mais tarde. além disso, no fim do livro até a esfera mais íntima do ser humano - o pensamento - é controlado, destruído e posto ao serviço do Estado.

de qualquer das formas, mesmo concedendo que é «falhado», está é um grande livro, na minha modesta opinião, uma das melhores obras de ficção da última centúria. tal como o Animal Farm, aliás.