Monday, July 31, 2006

Ainda a respeito do "Hezbollah escondido entre civis"

A respeito da questão sobre se "o Hezbollah se esconde entre os civis", é conveniente dividi-la em duas: uma é se o Hezbollah tem as suas instalações militares (nomeadamente as rampas de lançamento de rockets) junto a áreas civis; a outra é se os combatentes do Hezbollah se disfarçam de civis.

A respeito do primeiro ponto, não faço ideia (há pouco postei um artigo argumentando que não, mas só temos a palavra do autor - seja como for, as katyushas são móveis, e o mais provável é que não fiquem muito tempo no mesmo sitio); quanto ao segundo, acho bastante provável que o façam - afinal, os exércitos de guerrilha costumam funcionar assim (penso que os "pré-israelitas", quando combatiam contra o exército britânico na Palestina, não o faziam de uniforme...).

4 comments:

sabine said...

"pré-israelitas"?! Que é isso? Contra p exercito britanico? Tem de explicar isso melhor.

Anonymous said...

Não é comparável: o caso da Irlanda do Norte, ou de Israel britânica, eram combates contra o poder local, não contra um território alheio.

É como se grupos unionistas da Irlanda do Norte bombardeassem a República da Irlanda do meio dos subúrbios de Belfast. Aí sim, era comparável.

Miguel Madeira said...

«"pré-israelitas"?! Que é isso?»

É um neologismo criado por mim para designar aquelas pessoas que a partir de 14 de Maio de 1948 passaram a ser chamados de "israelitas" (chamá-los de "israelitas" seria um anacronismo, porque Israel ainda não existia; de "judeus" também não, até porque muitos eram contra a criação do Estado de Israel; o termo usual costuma ser "sionistas", mas tentei evitá-lo devido a frequentemente ser usado como insulto).

Miguel Madeira said...

Estava-me a referir à campanha da Irgun (o futuro Likud) e da Haganah (o futuro Exército de Israel) contra o exército britânico na Palestina, em 1945-47