Saturday, July 29, 2006

Anti-semitismo (I)?

A respeito da mania de acusar os criticos de Israel de anti-semitismo (que o Hugo Mendesabordou), será que alguém tem alguma dúvida de que se Israel tivesse sido criado por cristãos arianos e não por judeus, a maior parte dos "anti-israelitas" (dentro de aspas, já que a palavra pode significar posições muito diferentes) continuariam a ser "anti-israelitas"? Por exemplo, se Israel tivesse sido fundado, não para os judeus, para alguma das muitas seitas cristãs que há nos EUA, eu tenho 110% de certezas que haveria ainda mais "hostilidade"/"oposição"/"critica" /etc. a Israel da que há actualmente (aliás, note-se que há quase uma correlação de 1:1 entre ser critico da politica israelita e ser crítico da politica norte-americano no Iraque, logo a questão não está nos "judeus").

Além disso, olhe-se para os autores mais apreciados pelos sectores socio-politicos que hoje em dia mais criticam Israel: Noam Chomsky, Harold Pinter, Howard Zinn, Naomi Klein, Norman Finkelstein (ou, já agora, Marx, Trotsky, Ernest Mandel, etc.) ... Não me parece que haja por essas bandas grande "anti-semitismo".

Agora, se me dissessem que, por detrás das criticas a Israel, há algum "anti-ocidentalismo" (e não "anti-semitismo"), aí admito que talvez tivessem por onde pegar...

1 comment:

rui said...

anti-ocidentalismo sim, no sentido da crítica ao conceito da "civilização ocidental e cristã" cara a salazar e que a direita actual procura reabilitar.