Saturday, July 08, 2006

Porque será que as mulheres portugueses são das que trabalham mais fora de casa?

O Economist's View fez referência a um artigo de Helen Mees, Europe Leisure Trap, aonde entre outras coisas, se adianta a hipotese de que o "estado social" europeu fazer com que as mulheres europeias tenham mais tendência a "ficar em casa" do que as norte-americanas. Primeiro, ao ler isso, pensei "Esta mulher está doida - nos EUA é que continua a haver mulheres a ficar em casa (veja-se séries com Desperate Housewifes). Pelo contrário, na Europa a ordem quase "natural" das coisas é as mulheres trabalharam - eu não conheço nenhuma «doméstica» com menos de 50 anos!".

Mas, afinal, lendo os comentários ao post, sobretudo os de Isabel (creio que uma portuguesa a viver nos EUA), cheguei à conclusão que eu estava a confundir a "Europa" com Portugal - Portugal, afinal, é dos paises europeus em que as mulheres trabalham mais. Nos seus comentários, Isabel levanta a hipotese de ser por razões económicas, mas nota que isso também se aplicaria à Grécia. Também fala do papel da familia alargada no apoia às mães que trabalham, mas isso se calhar valia para todos os paises mediterrãneos.

Realmente, é uma questão curiosa.

2 comments:

Anonymous said...

Usar uma série de televisão como "fonte" não é muito correcto:

http://www.nationmaster.com/graph/lab_wor_mot-labor-working-mothers

parece mais fiável: de facto, Portugal é dos países europeus onde mais trabalham as mães, mas os EUA aparecem a meio da tabela.

Anonymous said...

http://gregmankiw.blogspot.com/2006/07/market-work-vs-home-work.html