Saturday, July 22, 2006

O conceito de "animais racionais"

Será que a divisão "digital" entre "animais racionais" e "irracionais", em que o homem é considerado "racional" e tanto os gatos como as anémonas-do-mar são considerados irracionais faz sentido?

Afinal, em termos de desenvovimento intelectual, o gato está muito mais próximo do homem do que da anémona-do-mar, logo não será um pouco absurdo pôr o gato e a anémona num grupo e o homem noutro?

A mim, parece-me que os mais correcto seria, em vez da classificação "digital" (racional/irracional) uma classificação "analógica" em que os animais fossem classificados por graus diferentes de racionalidade (a começar talvez na esponja-do-mar e a acabar no homem); mas, se queremos mesmo (por uma questão de simplificação) ter uma classificação "digital," não seria mais rigoroso uma divisão, digamos entre "animais que tomam decisões" (homens, gatos, jacarés, lampreias, escorpiões, polvos, etc.) e "animais que agem por reflexos pré-programados" (ténias, anémonas-do-mar, esponjas-do-mar, mexilhões, ascidias, etc.)?

1 comment:

António said...

Por ter feito uma metafora da selva e por este post ter como assunto "animais" aproveitei para comentar aqui.
Queria apenas dizer que gostei muito dos seus comentarios no arte da fuga e que admirei a sua clarividencia desde o inicio do dialogo.
Um abraço