Wednesday, July 19, 2006

Pelos vistos, vi uma série de culto e nem sabia...

Há dias, lendo um artigo qualquer de jornal sobre séries que sairam em DVD, falavam qualquer coisa do género "Sairam recentemente duas séries de culto, respectivamente dos anos 80 e 70, «Verão Azul» e «Os Pequenos Vagabundos»".

O "Verão Azul" conheço bem. Como sou da colheita de 73, pus-me a pensar que seria isso "Os Pequenos Vagabundos" - se fosse uma série do principio dos anos 70, é claro que pertenceria a um outro universo, mas se fosse do final (79, para aí) até era natural que eu a tivesse visto.

A única série televisiva com imagem real da minha infância que eu me lembrava , e que tivesse como protagonistas crianças ou adolescente, (excluindo aqueles que eu sei perfeitamente quais eram: "Os Cinco", "O Sitio do Picapau Amarelo", etc.) era uma série espanhola em que no genérico até havia uma cena em que um dos protagonistas aparecia pendurado numa cruz, e em que no ultimo episódio os "bandidos" roubavam um carro que ficava todo espatifado, e até fiquei com alguma curiosidade se seria essa.

Bem, fazendo uma pequena pesquisa, conclui que até era - eu não me recordo de quase nada do que parece ser essa série, mas vi o genérico e lá estava a tal imagem de um pendurado numa cruz (imagem que eu nunca percebi o que tinha a ver com a série). Afinal, a série era belga e não espanhola (pronto, lembrava-me que não era em inglês...).

E, fazendo essa tal pesquisa, conclui que essa série até era bastante famosa, mas nunca tinha dado por isso (afinal, nem me lebrava do seu nome) - talvez seja porque os tais fãs devem-na ter visto na adolescência e nos anos 70, enquanto eu a vi na infância e nos anos 80 (pelo sites que vi com os anos em que a série foi emitida - aparentemente, estava sempre a ser reposta - eu devo ter visto a de 81).

P.S. - entretanto, lembrei-me de outra série que também podia perfeitamente ter sido: uma que deu no Verão de 1983 sobre uns irmãos que fogem para a floresta e andam vestidos de pele de coelho; é curioso que eu me tenha lembrado primeiro da série certa (ou se calhar, comoa outra já era de 83, nem pensei nela).

2 comments:

aL said...

«uma que deu no Verão de 1983 sobre uns irmãos que fogem para a floresta e andam vestidos de pele de coelho» tens uma precisão temporal admirável [Verão de 1983]; essa série parece ter uma estória muito bizarra, irmão que fogem para a floresta e andam vestidos de pele de coelho??? parace o regresso do bom selvagem...

Miguel Madeira said...

"tens uma precisão temporal admirável [Verão de 1983]"

É que foi nas férias grandes da passagem da escola primária para o ciclo.