Monday, April 07, 2008

Os ambientalistas e o etanol

Henrique Raposo:

"As pessoas não aceitam que qualquer coisa com o selo “verde” – como o biocombustível – possa ser prejudicial. Mas os factos são os factos. A paranóia com o etanol – alimentada pelo ambientalismo beato de europeus e americanos.."

"Os ambientalistas ficaram encantados com o etanol. Era a salvação do planeta. Gasolina limpa que ia salvar os ursos polares. Mas, como sempre, os ambientalistas esqueceram as pessoas, esses seres chatos que complicam a fórmula para a salvação do Planeta."

Pois eu nunca reparei que houvesse grande entusiasmo dos ambientalistas pelo etanol. Fazendo uma pesquisa por "Greenpeace+etanol", a maior parte dos artigos que me aparecem à frente é tudo na linha "o etanol pode ajudar, mas não é a solução e pode ter muitos problemas" (ver, p.ex., este artigo - em PDF - de há um ano atrás). O mesmo para "Greenpeace+ethanol": o primeiro artigo que me aparece é logo um a dizer "Ethanol is not the Answer"; e, logo abaixo, outro dizendo "A dark side to the ethanol boom?" (a única referencia positiva da Greenpeace que encontro refere-se ao etanol de celulose, obtido pela fermentação de madeira, palha, etc.).

Fazendo uma pesquisa no Earth First Journal, também não vejo grande entusiasmo; e, neste artigo de 2002 da Reason (ao que sei, revista sem grandes simpatias pelos ambientalistas) é referido (como um dos poucos pontos positivos) a crescente desconfiança entre estes faces aos bio-combustíveis.

Em compensação, há um ano atrás, era o Henrique Raposo que parecia entusiasmado com o etanol (ainda que por razões não-ambientais).

8 comments:

Anonymous said...

Caro MM,

Touché :)

Realmente não consigo perceber a que “ambientalistas” é que O HR, o JM e o AAA se referem… Alguém me pode esclarecer?

Anonymous said...

Bom post.

Essa malta da direita tem tanto nojo aos ambientalistas que até os vêem onde eles, de todo, não estão nem nunca estiveram.

Parecem ser todos uns traumatizados de infância. Ficaram com aquele trauma contra os ambientalistas e os comunistas e, coitados, hão-de morrer com o trauma. Passarão toda a vida a ver ambientalistas e comunistas onde eles não existem.

Luís Lavoura

Anonymous said...

post cruel, MM.

Mentat said...

Caro MM

Pesquise apenas Etanol e vai ver a quantidade de ambientalistas que o defendiam e defendem.
Mais as milhentas maneiras de o produzir.
Aliás o protocolo de Kioto previa o apoio a todas as técnicas de produção de energia com sequestro de carbono, o que é o caso do etanol obtido através da agricultura.
.

Mentat said...

"Essa malta da direita tem tanto nojo aos ambientalistas que até os vêem onde eles, de todo, não estão nem nunca estiveram."

LL

Você também é um pouco traumatizado, não é ?
Ainda não engoliu a queda do muro de Berlim, pois não ?
É que há "malta de direita" que se preocupa com o ambiente.
Não faz disso é religião, nem acha que a solução, seja reduzir a humanidade a um nivel pré-histório de desenvolvimento
.

Miguel Madeira said...

Fazendo a tal pesquisa, nas primeiras páginas, a única coisa vagamente ambientalista pró-etanol que me aparece é isto

http://novaenergia.net

Tirando isso, pouco mais vejo.

Pesquisando por "ethanol", praticamente não vejo (de novo, nas primeiras páginas) nenhum site ambientalista pró-etanol (o mais parecido que encontro é um artigo no tree-hugger sobre as vantagens mas também sobre os limites do etanol).

Se irmos ao site da ACE (a segunda coisa que aparece nessa pesquisa), os argumentos que dão para o etanol são a independência energética, "acrescentar valor" à agricultura... - nem falam em ambiente (pelo menos, nos artigos de apresentação)

Assim, à primeira vista, não me parece que, quer a proporção de adeptos do etanol entre os ambientalistas, quer a proporção de ambientalistas entre os adeptos do etanol sejam muito significativas (na verdade, até suspeito que o apoio de Bush ao etanol afugentou muitos ambientalistas...).

Não digo que não haja ambientalistas entre os apoiantes do etanol, tal como, com certeza, também haverá filatelistas ou técnicos de raio X entre os adeptos do etanol (sem ter feito nenhuma sondagem sobre isso, o que suspeito é que, entre os ambientalistas, comparados com a população em geral, haverá simultaneamente mais adeptos e mais críticos do etanol)

Anonymous said...

Mas já estamos habituados à já batida desonestidade intelectual do H.Raposo. Como há dias, onde o vimos criticar quem não se submete à critica e ao debate (ver post "Falsificável, o quê?"). Espantoso para quem diz tudo o que lhe apetece sem se submeter ao contraditório e dos poucos a fechar as caixas de comentários (tem o maior historial de provocações gratuitas e o menor historial de debate na blogosfera, é de rir).

Agora, neste post (http://atlantico.blogs.sapo.pt/1241574.html) queixa-se de hate mails. Mas não se percebe. São correntes os seus hate posts. Lembrar alguns sobre o P.Arroja, outros sobre os valorosos combatentes da causa gloriosa da Liberdade (os apoiantes lusos do candidato Ron Paul, Deus o proteja) ou sobre o Nobel Watson (entre outros exemplos que agora não me recorda).

Deveremos concluir que os seus hate posts são de um H.Raposo que acha quem quem dele discorde é "burro (a razão ainda o salvará) ou maldoso (os elementos que convém eliminar)"?

Prefiro os seus textos sobre cinema.

Mentat said...

"...(na verdade, até suspeito que o apoio de Bush ao etanol afugentou muitos ambientalistas...)."

Caro Miguel

Acertou em cheio
E enquanto os "ambientalistas" pensarem assim e "alguma malta de direita" pensar o contrário "porque não", não vamos longe.
.