Friday, February 20, 2009

A questão da poligamia

A respeito do casamento homossexual, há quem pergunte porque não legalizar também a poligamia. Já escrevi algo sobre isso há 3 anos; há uma diferença entre o casamento homossexual e casamento poligâmico: o segundo pode ter grandes externalidades negativas.

É que, por razões biológicas/evolucionárias há muito explicadas, quase de certeza que, numa sociedade que aceite o casamento poligâmico, haverá muito mais casos de casamentos poliginicos (um homem e várias mulheres) do que poliandricos (uma mulher e vários homens) - basta ver que as sociedades poliginicas são muito mais frequentes que as poliandricas. Ora, tal iria originar um desequilíbrio demográfico entre homens solteiros e mulheres solteiras (muito mais aqueles do que estas) que provavelmente não seria socialmente desejável.

Note-se que eu não estou necessariamente a defender que a poligamia não seja legalizada (nem que o seja); de qualquer forma, começo cada vez mais a desconfiar que a melhor solução para isto tudo talvez fosse mesmo abolir o casamento enquanto figura legal.

5 comments:

Anonymous said...

Ah, é?

Como existe mais homosexuais masculinos tb corre-se o risco de haver mais mulheres solteiras...

Anonymous said...

Ora aí é que está, eu acho mesmo que o casamento deveria deixar de ser uma figura legal ou jurídica ou lá o que é. O estado meter-se nos afectos individuais é algo que não percebo. Porque raio é que tenho que dizer ao estado (e ao resto da sociedade) qual é o meu estado emocional e qual a natureza e duração das relações que estabeleço? E em termos de impostos, parece-me altamente discriminatório para todos os solteiros ou pessoas que não têm relações formais o terem uma carga fiscal mais pesada (ou não a verem aliviada). Por mim abule-se este tipo de contracto social e criam-se condições alternativas de partilhas de bens e despesas.

Anonymous said...

O Manuel Ramos fala deste assunto: http://sorumbatico.blogspot.com/2009/02/o-fim-do-casamento.html

Kruzes Kanhoto said...

Pois. E entre homens (vários), mulheres (muitas) e alguns animais. A liberdade de opção tem de ser para todos!

Anonymous said...

no brasil tb há um desiquilibro demográfico mto grande e não os vejo nada infelizes à conta disso.