Thursday, January 03, 2019

Filmes de ficção cientifica sem acção/aventura

Há uns anos, eu escrevia que:

para todos os efeitos práticos, a FC é uma subvariante dos géneros acção e/ou aventura; mesmo quando são comédias, normalmente são pastiches ao género acção/aventura (exemplo). Os livros e filmes de FC, por regra, retratam personagens vivendo aventuras; não é obrigatório que assim seja: podíamos ter uma obra de FC retratando a vida quotidiana de pessoas "normais", mas no contexto de um ambiente de alta tecnologia; mas tal não é frequente - o único caso parecido que me lembro é o de Zenon, a Rapariga do Século XXI, que, tendo uma componente de aventura, tem também muito de clássica comédia de adolescentes, apenas com a diferença de se passar numa estação espacial (bem, talvez o boneco animado The Jetsons - que nunca vi, nem sei se passou em Portugal - fosse um bom exemplo).
Duas exceções (ou uma exceção e meia) que vi nos últimos tempos:

- Nunca me Deixes, que é praticamente um exemplo do realismo britânico /kitchen sink drama em estado quase puro, não fosse o facto de se passar numa Grã-Bretanha com uma diferente organização social e tecnológica, de tal forma que o próprio facto de ser um filme de ficção científica é quase um spoiler: um filme sobre a vida dificil de pessoas de um extrato social desfavorecido, que fazem umas pequenas tentativas para melhorar a sua condição, mas sem grande resultado (o tipo de filme que poderia ter "Ken Loach" ou "Mike Leigh" no nome do realizador)

-Um Amor Entre Dois Mundos: tem um bocadinho de ação, mas se não fosse a componente de ficção científica seria quase uma mistura de comédia romântica e daqueles filmes que se faziam nos anos 80 em que um empregado de uma grande empresa, mal-tratado ou ignorado pelas hierarquias, acaba por derrotar os patrões na competição capitalista (algo estilo O Segredo do Meu Sucesso).

1 comment:

João Vasco said...

Tenho a ideia que há bastantes. Assim de repente ocorre-me o "under the skin" e o "moon". Além disso a série "Black Mirror" é praticamente uma colecção de filmes relativamente curtos (1h no geral e há dois de 1h30m), que - com poucas excepções - não têm componente nenhuma de acção.

Mesmo filmes com alguma componente de acção/aventura como o ex-machina, essa componente é quase completamente subordinada às reflexões que o filme pretende instigar.