Thursday, December 22, 2005

Ainda acerca de África

Há muito que acho que a melhor solução para muitos paises africanos seria o desmantelamento: se as etnias "A" e "B" odeiam-se (como acontece em muitos países africanos), o melhor seria terem Estados separados. Claro que é verdade que, mesmo em Estados mínusculos como a Guiné-Bissau ou a Libéria, parece haver conflitos étnicos, pelo que este método talvez fosse conduzir a Estados micróscopicos.

Esta subdivisão (ou, pelo menos, uma descentralização profunda dos Estados existentes) teria outra vantagem: suponho que grande parte das necessidades actuais de África são a nível de infra-estruturas básicas (p.ex, se calhar necessitam mais de escolas primárias do que de universidades), e essas são melhor tratadas por um governo "local" do que "lá longe".

Poderá-se argumentar que Estados tão pequenos seriam ineficientes para desempenhar muitas tarefas, mas, aí, talvez fosse melhor esperar por, posteriormente, uma integração gradual e pacífica desses Estados, à maneira da União Europeia, do que querer manter os actuais Estados existentes (muitos dos quais são bastante artificiais).

Aliás, países como a Etiópia[.pdf] ou o Uganda[.pdf], que têm descentralizado muito poder para os governos regionais e locais, parecem-me ser dos que se têm saido melhor nos ultimos anos.

No comments: