Tuesday, December 06, 2005

Esquerda e Direita

Voltando à contagem dos meus links (5-a-5), qual será a causa do aparente predominio da direita na blogosfera? Mesmo nos EUA, aonde consta que, actualmente, os blogs tendem para a esquerda, no periodo que antecedeu a Guerra do Golfo eram um bastião belicista.

Eu tenho duas teorias:

Uma, é de que nos blogs haverá uma sobre-representação da "geração Alex P. Keaton" (duvido que, hoje em dia, prefiram ser chamados de "geração Prá Frente Portugal"), esse mistério sociológico que foram os jovens direitistas dos anos 80. É possível que muitos blogs sejam de pessoas na faixa dos 30-40, por as mais velhas não estarem muito viradas para a informática, e os mais novos ainda não terem "maturidade intelectual" e cultura geral suficiente para fazerem blogs suficientemente atractivos. No entanto, como eu não faço ideia de qual é a idade dos blogo-direitistas que há por aí, isto é um puro palpite.

Outra, é que realmente, à direita, neste momento, haja mais atitudes politicas que tenham simultaneamente vitalidade intelectual e apelo ao grande público: os liberais, liberais-conservadores, conservadores-liberais, etc. têm uma posição ideológica bem vincada e opiniões fortes, mas, ao mesmo tempo, suficientemente dentro "deste mundo" para alguém dar importãncia ao que eles dizem.

Pelo contrário, à esquerda, o que há são, por um lado, os defensores do "modelo social europeu", que têm posições muito defensivas e com queda para o "nem sim nem não, muito pelo contrário", e, por outro, os trotskistas e os anarquistas, que continuam a ter a tal vitalidade intelectual, mas com ideias que, ao comum dos mortais soam (por enquanto) como vindas da constelação de Orion.

Desta forma, se calhar, é mais fácil à direita escrever textos que sejam, ao mesmo tempo, polémicos e atractivos para o grande público.

Bem, pelo menos, já há mais um blog de esquerda...

4 comments:

Anonymous said...

"Bem, pelo menos, já há mais um blog de esquerda..."

Se não é indiscrição, em que tipo de esquerda se "classifica" ?

Mentat

Anonymous said...

Peço-lhe que leve a sério este desafio e contribuirá para o meu esclarecimento. Não é que tenha alguma angústia existencial, mas não consigo entrar em debates sobre esquerda e direita, porque não conheço definições com espessura.

Desafio:
Defina esquerda e direita.

Post scriptum - Não me diga que se não sei o que é esquerda, então sou de direita, porque já há os que dizem que, se não sei o que é direita, então sou de esquerda.

Miguel Madeira said...

"Se não é indiscrição, em que tipo de esquerda se "classifica" ?"

As minhas referências são uma mistura um bocado estranha de trotskismo, conselhismo e anarquismo - desde que a minha educação politica passou a ser feita mais através da internet e menos atravéz de livros, a componente anarquista têm vindo a ganhar terreno.

No entanto, creio que não posso ser descrito como "anarquista", nem que seja porque sou militante partidário (do BE), coisa que um anarquista puro nunca seria.

No entanto, como, provavelmente, os meus posts acabarão por incidir sobre as questões que estejam mais na berra (e não sobre as colctividades da Guerra Civil de Espanha ou o Maio de 68), o mais certo é este blog ficar parecido com qualquer blog de centro-esquerda.

Jose Moreno said...

Qual a causa do predomínio da direita da blogosfera? A pergunta é muito pertinente e as explicações são bastante válidas. Mas acrescento mais uma: para os liberais a política é no fundo apenas a forma de reduzir ao mínimo a coisa pública. Por isso, o peso dos valores políticos é menor na direita do que na esquerda. Por isso, a esquerda é mais constrangida do que a direita. E é por isso que esta "bloga" mais e melhor.