Wednesday, December 07, 2005

Uma década mais tarde...

Tenho que reconhecer que estava mais errado do que certo:

Não houve nenhuma ofensiva para re-estabelecer o autoritarismo nas Escolas Secundárias - na verdade, hoje em dia, até os professores de esquerda dizem que "os alunos já não respeitam ninguém!" (até em inscrições em pedra do tempo da antiga Babilónia foram descobertos comentários do gênero "a nova geração está perdida"...)

Também não houve nenhuma redução do poder dos estudantes no Ensino Superior

Certos aspectos do meu artigo também estão muito datados:

«ou a tentativa de o C.D. de uma Escola Secundaria de condicionar a maneira de vestir dos estudantes»

Sinceramente, não me lembro aonde isso foi, mas creio que deve ter sido uma escola que proibiu as blusas de alças ou uma coisa assim...

«Talvez o governo tenha concluído que, como o GATT vai-nos por a competir com Singapuras, Malasias e Indonésias, temos que começar a adoptar o modelo social da concorrência»

Nesse tempo, a Indonésia era uma ditadura feroz. A ideia ira dizer que o que estava na calha era um projecto de autoritarismo social.

«"Á, mas nos anos 60 nós lutávamos por alguma coisa, agora é só destruição gratuita", dirão alguns comissários da PSP»

Umas semanas antes, um comissário da PSP tinha dito uma coisa dessas

1 comment:

Tiago Mendes said...

Bom ler esta tua honestidade... eu tambem andei em muito protesto nos meus 16/17 anos e, nao me arrependendo (eu sou daqueles que acham que nao ha' direito ao arrependimento por uma questao de racionalidade circunstancial), mudei de opiniao em muita coisa. Ainda bem.