Tuesday, December 20, 2005

Democracia Directa na Revolução Francesa (III)?

Guérin, outra vez:

"Havia muito tempo que a Comuna de Paris fazia sombra ao poder central (...). Através dos hebertistas, era a comuna que se visava. A prisão dos chefes hebertistas tornou impossível qualquer resistência por parte do Múnicipio. A Convenção contentou-se em votar, a 13 de Março, um decreto que permitia ao poder central destituir os delegados das secções ao Conselho Geral, considerados a partir dali como funcionários públicos, e substituí-los por via autoritária"

"A 28 de Março, era nomeado agente nacional um homem da absoluta confiança de Robespierre, Claude Payan. Mal entrou em funções, começou a depuração da administração da polícia. Quatro dos seus administradores foram destituidos e presos. (...) Ao cabo de dois meses de prisão, serão acrescentados, a 17 de Junho, a uma fornada de 49 indivíduos acusados de terem atentado contra a vida de Robespierre e Collot d'Herbois, e executados envergando a camisa vermelha dos parricidas".

"A guilhotina atingira já o Conselho Geral: em meados de Maio, dois dos seus membros, o marçano Descombes, da secção dos Direitos do homem, e o apoticário Follope, da secção das Tulherias, serão entregues ao carrasco. No total, serão 15 ou 16 membros do Conselho Geral (em 144, se nos reportarmos a uma lista elaborada em 13 de Julho de 1793) a serem distituidos entre 24 de Março e principios de Junho. Para os substituir, o Comité de Salvação Pública nomeará, a 3 de Junho, por proposta de Payan, 24 novos membros. A Comuna ficava reduzida a mera engrenagem do poder central. O povo miúdo nunca mais a reconhecerá como sua".

Seria esta a Comuna que, segundo Joana, tinha o poder nas mãos? Pelos vistos, o poder central não teve problemas em a submeter e executar os seus membros.

No comments: