Thursday, December 29, 2005

Reflecções sobre os "testes políticos"

A respeito do primeiro teste, a minha ordenação parece fazer algum sentido: basicamente, começo na extrema-esquerda ("radical"), e vou deslocando-me para a direita ("liberal">"left-libertarian">"third way"> etc.). No entanto, há algumas excepções à regra:

  • eu ser mais "libertarian" do que "centrist": provavelmente, o meu esquerdismo será mais forte em questões "sociais" do que na economia, logo preferirei uma ideologia que é "socialmente" de "esquerda" e economicamente de "direita" do que uma posição "centrista" em ambos os assuntos
  • eu ser mais "paleo-conservative" e "paleo-libertarian" do que "conservative": provavelmente, algumas das minhas respostas foram favoráveis ao "governo local" em detrimento do "governo central". Quanto a ser mais "paleo-conservative" do que "paleo-libertarian", deve ser por não ser entusiasta do "comércio livre"
Além disso, o autor do teste, Daniel McCarthy, escreve para o site "paleo-libertarian" LewRockwell.com, logo é natural que o teste possa ter um ligeiro "bias" a favor de paleo-libertarians, libertarians e paleo-conservatives.

Quanto ao segundo teste, os resultados são mais ou menos o que esperaria, mas, lá para o fim, aparecem umas coisas curiosas: é dificil alguém preferir o "liberalismo puro" (market liberalism) ao fascismo, mas, ao mesmo tempo, preferir o fascismo ao liberalismo conservador...

Outro dado curioso no segundo teste é a elevada quantidade de pessoas catalogadas como "anarquistas": 10,2% de anarco-comunistas e 7,8% de anarco-capitalistas! Possivelmente, estão a ser classificados como "anarquistas" não apenas os que pretendem efectivamente abolir o Estado, mas todos os que simpatizam com passos grandes nessa direcção. Mas pode haver outro factor. Como escreveu Eben Moglen em "Anarchism Triumphant: Free Software and the Death of Copyright", "There is a myth, like most myths partially founded on reality, that computer programmers are all libertarians. Right-wing ones are capitalists, cleave to their stock options, and disdain taxes, unions, and civil rights laws; left-wing ones hate the market and all government, believe in strong encryption no matter how much nuclear terrorism it may cause, (...) and dislike Bill Gates because he's rich". Ora, o facto de haver fortes tendências "libertárias" (de esquerda e de direita) entre os programadores informáticos (e, provavelemente, também entre web designers e outras profissões do ramo) pode tornar a Internet um ambiente aonde atitudes anarquistas têm mais visibilidade que no "mundo real" e explicar, em parte, estes números (não apenas pelos tais "programadores informáticos", mas também por contágio induzido no conjunto dos utilizadores).

2 comments:

sabine said...

Vou fazer os testes. :)

Ricardo Alves said...

Este teste também é engraçado:

http://www.politest.fr/