Monday, December 12, 2005

A Wikipedia

Eu já contribui para alguns artigos da Wikipedia, nomeadamente o artigo "Trotskismo" (receava que o meu passado de trotskista e o meu presente de compagnon-de-route de trotskistas pudesse limitar o meu NPOV, mas a única critica relevante foi de que eu não estava a dar atenção à "visão trotskista mais ortodoxa").

A respeito das falhas que lhe têm sido apontadas, até acho que a ideia do João Miranda de criar duas versões da Wikipedia (uma mais estável que a outra) faz sentido.

Uma forma de fazer isso (além da que o JM expõe) poderia ser criar um sistema em que, se um artigo passasse "x" tempo sem ser corrigido, passava automaticamente para a "versão estável". Isso implcaria que, quando alguém editasse um artigo, preenchesse um campo em que dizia se a alteração era de "aperfeiçoamento" ou de "correcção de erros".

Com funcionaria: imagine-se que eu escrevia um artigo a 1 de Dezembro, alguém fazia uma alteração a 10 de Dezembro, outra pessoa a 21, etc. Se todas essas alterações fossem de "aperfeiçoamento", a minha versão de 1 de Dezembro passaria para a "versão estável" a, p.ex., 1 de Janeiro, a de 10 de Dezembro a 10 de Janeiro, etc.. Mas, se, p.ex, a alteração de 21 de Dezembro fosse de "correcção de erro", as versões anteriores nunca passariam para a "versão estável", que só seria alterada a 21 de Janeiro (isso, se não houvesse "correcções de erro" posteriores).

Talvez até se podesse criar um sistema em que cada individuo podesse ter a sua própria "versão estável", em que cada um escolhesse se queria ver, como "versão estável", os artigos que tivessem um mês sem correcção (como no exemplo), ou um ano, ou 132 dias, ou o que fosse.

Este sistema teria a vantagem de poder ser completamente automatizado, em vez de precisar de revisores humanos. Tem a desvantagem de ser, talvez, das coisas mais confusas que alguém poderia imaginar...

Nota: Acabei de reparar agora que já há uma versão de teste para um novo mecanismo para a Wikipedia

No comments: