Estive a fazer alguns exercícios para testar a possibilidade das notas médias do ensino privado serem inflacionadas, ou por os potenciais piores alunos serem excluidos (como sugere o Tiago Mendes), ou por não irem a exame (como refere o Tarique e também eu).
No entanto, em termos globais, não vejo nada que indique assim: por exemplo, uma experiência que fiz foi dividir os exames em dois grupos, um com os melhores 50% de cada escola, e outro com os piores 50%, e re-calcular a regressão para cada um deles - se efectivamente houvesse uma ausência desproporcionada de "maus alunos" no ensino privado (nem que seja só no dia dos exames), era de esperar que, na regressão dos"50% piores" o coeficiente da variável "PubPriv" fosse mais elevado (já que os 50% piores alunos do privado seriam muito melhores que os "50% piores" do público). No entanto, isso não se verifica - o coeficiente até é ligeiramente maior nos "50% melhores".
Uma análise à nota média em cada percentil também não parece indicar grandes irregularidades:
Na verdade, até é a na "metade de cima" que os alunos das escolas privadas se saem melhor (diga-se que em Matemática a diferença de valores brutos entre o privado e o público não é de 0,7, como no global, mas de 1,1).
Por outro lado, só por este gráfico, não se pode rejeitar automaticamente a ideia que as escolas privadas afastam os piores alunos - se efectivamente as privadas "escolherem" os "melhores" alunos, mas se existir uma diferença de notas entre as várias privadas maior que a diferença entre as públicas, isso pode anular (ou reduzir bastante) a diferença entre as "piores" alunos de cada sector.
Ando a pensar numa estatística, calculável com os dados disponíveis, que permita, para cada escola, avaliar a possibilidade de ela excluir os maus alunos (da escola ou do exame) - a percentagem de alunos com nota inferior à nota média da escola será um bom indicador (dá-me a impressão que, numa escola "excluidora" esse valor tenderá a ser mais alto)?
3 comments:
a percentagem de alunos com nota inferior à nota média da escola será um bom indicador (dá-me a impressão que, numa escola "excluidora" esse valor tenderá a ser mais alto)?
Compreendo a lógica (cortar a gaussiana) mas não me parece que vejas isso na prática.
Não seria mais directo ver a diferença, para cada escola, da nota interna e nota de exame?
ou
a diferença entre alunos inscritos no 12º ano pela 1ª vez e alunos levados a exame?
"cortar a gaussiana"
Eu imagino que a distribuição seja mais parecida com um "U" invertido do que com uma gaussiana, mas a ideia é mais um menos essa
"Não seria mais directo ver a diferença, para cada escola, da nota interna e nota de exame?"
Não, porque aí é impossivel dizer se as médias altas são porque:
a) muitos alunos nem chegam a ir a exame (porque a nota interna é negativa)
ou
b) como a escola é mais "exigente", os alunos esforçam-se mais e aprendem mais
ou
c) nas escolas em que a diferença é baixa (ou mais provavelemnte, em que a diferença [nota interna] - [nota externa] é alta) a matéria não é toda dada (p.ex., acho que para aí metade do meu programa de matemática do 11º ano não foi dado) e anota interna é dada em função do que foi ensinado e não do programa total do exame
"a diferença entre alunos inscritos no 12º ano pela 1ª vez e alunos levados a exame?"
Pois, mas eu não tenho essa variável - numero de alunos inscritos no 12º ano - à dsiposição.
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