Tuesday, November 27, 2007

Venezuela, outra vez

Via O Insurgente, chego a este video no Cartas para Sakhalin, onde o apresentador mostra a contradição entre o que Chavez prometeu há uns anos e o que está a fazer actualmente.

Não é muito claro quando o vídeo foi feito (refiro-me ao vídeo, não ao "vídeo dentro do vídeo", que foi feito em 1998, pouco antes da primeira eleição de Chavez) e se passou na televisão ou apenas existe em vídeo. No entanto, as referencias à não-renovação da concessão do canal aberto à RCTV parecem indicar que é recente, e tem todo o ar de ser um programa exibido na televisão.

Se for, tal parece indicar que a Venezuela ainda não é uma ditadura - não é costume, nas ditaduras, canais de televisão passarem peças a denunciar as falsas promessas dos governantes.

Por outro lado, se ganhar o "Sim", teremos uma situação em que a proclamação do estado de emergência - que é da competência do presidente - significará a suspensão da liberdade de imprensa, ou seja, daqui a uma semana, talvez Chavez tenha poderes para proibir as televisões de o criticarem - será só aproveitar uma oportunidade e proclamar o estado de emergência (por outras palavras, talvez falte pouco tempo para a Venezuela ser uma ditadura).

Mais uma nota: acerca da polémica permanente entre o André Azevedo Alves e o Daniel Oliveira sobre a Venezuela; é que a mim parece-me que, quando um diz que há um "processo de instauração da ditadura" e o outro diz que ainda não é uma ditadura mas "que que se os venezuelanos não puserem um travão em Chávez isso mudará", no fundo estão a dizer basicamente a mesma coisa, não?

2 comments:

Anonymous said...

"processo de instauração da ditadura" e o outro diz que ainda não é uma ditadura mas "que que se os venezuelanos não puserem um travão em Chávez isso mudará", no fundo estão a dizer basicamente a mesma coisa, não?"

É verdade, também me parece um debate engraçado.

Seria porém interessante ver uma discussão entre o AAA e o DO sobre cada um dos passos do tal "caminho para a ditadura [plena e pura]". Suspeito que muitos (vá, alguns) dos passos têm a concordância do DO (no domínio económico sbrtudo)

Miguel Madeira said...

"Suspeito que muitos (vá, alguns) dos passos têm a concordância do DO (no domínio económico sbrtudo)"

Ou, mais exactamente, muitas das medidas que o AAA e o FA provavelmente considerarão "passos para a ditadura".

A respeito das nacionalizações de Chavez, por si só, é dificil considerá-las "passos para a ditadura": creio que Chavez está, essencialmente, a re-nacionalizar (ou, em rigor, a comprar) os sectores que foram nacionalizados nos anos 70 (durante as primeiras presidências de Carlos Andrés Perez e Rafael Caldera) e privatizados nos anos 90 (durante as segundas presidências de CAP e RC). Ou seja, se a primeira nacionalização não tornou a Venezuela uma ditadura, a segunda, só por si, não a tornará uma ditadura (o problema é o resto).