Wednesday, November 07, 2007

A propósito da Revolução de Outubro - as "oposições de esquerda"

Hoje, quando se assinala os 90 anos da chamada "Grande Revolução Socialista de Outubro", vou fazer uma pequena resenha dos grupos, dentro e fora do partido bolchevique que, nalgum momento de 1917 até aos anos 30, fizeram "oposição pela esquerda" ao poder instituido. note-se que não pretendo de forma alguma amalgamar tais grupos: na verdade, em cada momento do processo, era frequente grupos "oposicionistas de esquerda" terem como principal alvo individuos que, antes ou depois, viriam também a ser "oposicionistas de esquerda". P.ex., na questão dos sindicatos, a "Oposição Operária" de Shliapnikov e Alexandra Kollontai opôs-se fortemente a Trotsky (entre os trotskistas da facção Mandel-Louçã, a linha dominante parece ser considerar os textos de Trotsky dessa fase como os piores). Poucos anos depois, já Trotsky tinha dado uma volta de quase 180º na sua posição, enquanto Kollontai acabou (talvez sem grande convicção) do lado de Estaline.

A respeito de cada facção, apresento uma salganhada de textos (textos originais do movimento, textos sobre o movimento ou sobre os ideólogos, etc.)

Bolcheviques

- "Comunistas de Esquerda", de Ossinky, Bukharine, Preobraejensky, etc- (eram contra o Tratado de Brest-Litovsk, pela nacionalização da industria e pelo controle operário):

Russian Left Communism (parte de artigo da wikipedia)

- "Oposição Operária" (eram sobretudo, pela gestão da economia pelos sindicatos):

Workers' Opposition, plataforma do movimento, escrito por Kollontai
Workers Opposition (artigo da wikipedia)
Alexander Shliapnikov (idem)
Alexandra Kollontai (idem)
1919-1922: The Workers’ Opposition

- "Centralismo Democrático", de Smirnov e Sapronov - defendia, sobretudo, maior democracia no partido:

Group of Democratic Centralism (artigo da wikipedia)

- "Grupo Operário", de Miasnikov:

Le Manifeste du Groupe Ouvrier du Parti Communiste Russe (Bolchevik)
Bolshevik Opposition to Lenin: G. T. Miasnikov and the Workers' Group
The Communist Left in Russia after 1920
Gavril Myasnikov (artigo da wikipedia)

- "Verdade Operária":

The Communist Left in Russia after 1920

- "Oposição de Esquerda"/"Oposição Unificada"/trotskistas:

The New Course (1923)
Platform of the Joint Opposition
The Revolution Betrayed (1936)
Left Opposition (artigo da wikipedia)
United Opposition (idem)

Uma boa descrição do tom do discurso geral destes grupos (embora já não tão boa nos detalhes) acaba por ser dada por José Valle de Figueiredo (que suponho seja de extrema-direita ou coisa assim...) na POLIS - Enciclopédia Verbo da Sociedade e do Estado: "Instaurado o Estado soviético, logo se desencadeiriam acções que conduziriam à emergência de fortíssima oposição de esquerda dentro do Partido, agravadas depois com a morte de Lenine. O esquerdismo tomou aspectos que haviam de priveligiá-lo como defensor da pureza inicial da Revolução ao reivindicar a supremacia dos sindicatos e da democracia operária de base sob sobre o aparelho politico-administrativo que de dia para dia tentaculizava o Estado. Os esquerdistas acusavam o próprio Lenine, e depois Estaline, de capitulacionismo e de haverem contribuido para o advento de uma nova classe que prosseguia mesmo estatuto «ditatorial» da burguesia, instaurando um opressivo «capitalismo de Estado». A nova politica económica (NEP) lançada por Lenine para enfrentar a gravíssima crise económica emergente da guerra civil foi a pedra-de-toque para o ataque das oposições de esquerda, condenadas violentamente no X Congresso do PCUS, realizado em 1921. Os principais grupos eram a Oposição Operária (...), o Centralismo Democrático (...), o grupo Zinoviev-Kamenev e o formado por Trotsky e os seus partidários. Estes dois últimos surgiriam com maior enfâse sobretudo a partir da morte de Lenine e no processo de luta pelo sucessão, que terminou com a vitória de Estaline em 1926, ano do último grande solavanco da esquerda operária na União Soviética."


Anarquistas

Os anarquistas, a principio, colaboraram com os bolcheviques, mas cedo entraram em conflito, sendo, por vezes, sujeitos a violenta repressão (o "por vezes" refere-se, claro só aos primeiros anos da revolução).

Why does the Makhnovist movement show there is an alternative to Bolshevism?
What was the Kronstadt Rebellion?
Were any of the Bolshevik oppositions a real alternative? (critica anarquista aos "bolcheviques de esquerda" apresentados lá acima)
Third Russian Revolution (artigo da wikipedia)

No comments: