Friday, November 02, 2007

Povo e Estado

Rui Albuquerque escreve "Não deixa, contudo, de ser interessante constatar que as reacções mais violentas aos «post» «anti-semitas» do Pedro Arroja venham precisamente de quem frequentemente invectiva, sobretudo à esquerda, o «Estado de Israel» e o «Sionismo», equiparando-os aos nazis no comportamento que têm para com os palestinianos. Como se eles fossem coisas distintas desse mesmo agregado sociológico – o Povo Judeu – que Arroja tanto censura e como se essa mesma generalização não partisse do mesmo preconceito."

É surpreendente que um liberal identifique "Povo" e "Estado" como equivalentes. Mas, mesmo que identifiquemos um Estado com os seus súbditos, a maioria do "povo judeu" não vive em Israel, logo não vejo o que é que Israel tem a ver com "os judeus" (se definirmos "judeu" no sentido religioso, até há quem argumente que um judeu, por definição, tem que ser contra Israel).

E, já agora, também é curioso como os defensores de Israel não se entendem: uns dizem que é um estado laico e multiétnico, e outros equivalem Israel com o "povo judeu".

No comments: