Thursday, December 08, 2005

Esquerda e Direita (III)

O último post ficou gigantesco, mas enfim...

Claro que há muitas objecções à minha "tentativa de definição" - p.ex., os Comunistas não se celebrizaram pela sua defesa do governo dialogante, ou da liberdade cultural e intelectual, mas, em teoria, defendem-nas (e, quando estão na oposição, por vezes são dos seus mais acérrimos defensores)

2 comments:

Anonymous said...

O autor faz um esforço honesto e notável para definir esquerda e direita. E sente a dificuldade, o que é natural quando se pretende construir uma classificação política unidimensional. Sem prejuízo de uma análise mais fina das definições por onde se arriscou, direi que as dificuldades aumentarão quando se quiser classificar pessoas ou políticas concretas na esquerda ou na direita, tal como em qualquer outra classificação unidimensional (que, ainda por cima, só tem duas opções). Por exemplo, como o próprio autor indicia, tenho muitas dúvidas que se possa considerar de esquerda o comunismo real. E eu próprio não consigo encaixar-me, porque gosto e não gosto da esquerda e da direita que definiu.
De qualquer modo, penso que a dicotomia unidimensional esquerda -direita não consegue organizar bem as posições e as opções políticas, principalmente, como acontece no nosso tempo e no nosso espaço, em que há um pluralismo e uma diversidade tão grande de propostas e de opções.

sabine said...

Ena! Um blogue civilizado sobre política!
Espero que continue sempre neste tom e com esta capacidade de diálogo.