Monday, January 19, 2009

Mudar alguma coisa no ensino da Economia? (II)


Se adoptarmos uma definição algo lata de "luta partidária e pelo poder", e falando especificamente da Economia, a minha resposta é SIM. Desde que a ciência económica existe, que o seu objecto é, em larga medida, discutir quais são as melhores politicas económicas (incluindo a ausência de politica). Mesmo a discussão puramente "positiva", nomeadamente a nível da micro-economia, muitas vezes só se torna útil quando permite fazer juizos acerca de se um dado sector deve ou não ser regulado, e, caso deva, como (não que eu ache que a ciência deva ser útil, mas isso é outra história).

Repito que estou a adoptar uma definição lata de "luta partidária e pelo poder" - em que, p.ex., a luta de um Murray Rothbard pela abolição do Estado também conta como "luta pelo poder".

Aliás, no que respeita aos comportamentos individuais, eu sou da opinião que a Economia, ou é inútil, ou está errada: se os economistas descreverem correctamente o comportamento dos individuos, como ciência estará correcta, mas, da prespectiva dos agentes individuais será inútil (afinal, apenas lhes está a dizer o que eles já sabem); por outro lado, se a Economia dizer que os individuos se devem comportar de forma diferente da que efectivamente se comportam, isso quer dizer que como ciência está errada. Assim, a principal utilidade da Economia (se este tiver que ter alguma utilidade) será dár-nos pistas sobre qual a melhor forma de organização da sociedade.

Claro que há excepções a essa regra: p.e.x., um economista pode desenvolver modelos de previsão que sejam uteis para o sector privado em vez de para a discussão politico-social.

1 comment:

Rui Fonseca said...

"Devem as universidades e o debate académico servir a luta partidária e pelo poder?.
Se adoptarmos uma definição algo lata de "luta partidária e pelo poder", e falando especificamente da Economia, a minha resposta é SIM.

Penso que o Miguel estará a fazer alguma confusão entre a sede própria para a discussão partidária e a sede da escola onde tirou o seu curso de economia.

São próximas mas daí até se confundirem vai uma distância que deve ser sempre considerável.

"Desde que a ciência económica existe, que o seu objecto é, em larga medida, discutir quais são as melhores politicas económicas..."

Discordo. Suponho que quando refere "as melhores políticas económicas" tem em mente um conjunto mais ou menos complexo de acções para atingir determinados objectivos, uma engenharia que permita atingir os alvos pré-defenidos. Nesse sentido, a ciência deve descortinar que acções devem ser tomadas quantificando e coordenando os seus efeitos.

A fixação dos objectivos, essa sim, decorre da discussão política, ou, se preferir, da economia política. Que exorbita da análise científica para se posicionar no campo da filosofia dos valores.

Valores não monetários, entenda-se.