Tuesday, January 06, 2009

Os mortos civis em Gaza


Estes números parecem (de forma aproximada) bater certo com os dados que Carlos G. Pinto apresentou n'O Insurgente há uns dias: se há 45% de crianças em Gaza e elas são (eram) 8% dos mortos, isso parece indicar que 17% (8 a dividir por 45) dos mortos provocados pela acção israelita são "danos colaterais"; vamos fazer o mesmo cálculo para as mulheres: 27% da população, 4% dos mortos, o que indica que 14% (4 a dividir por 27) serão "danos colaterais" (como é que eu estou a fazer estes cálculos: se todos os mortos fossem civis, a proporção de mulheres e crianças entre o númenro de mortos seria igual à da população total; assim, o rácio entre a proporção de mulheres/crianças entre os mortos e na população total será uma boa aproximação da proporção de civis entre os mortos).

De acordo com o números que as fontes palestinianas forneceram à CNN, os civis mortos foram 18% do total de mortos (100 em 550).

Assim, juntando todas essas estatisticas poderemos concluir que a proporção de civis entre os mortos andará algures entre os 15 e 20%.

Uns dirão - "é pouco; vêm como Israel é humanitário!"; outros dirão "em termos absolutos é muito; muito mais dos civis israelitas mortos pelo Hamas".

Efectivamente, pode-se argumentar que matar intencionalmente um civil, como faz o Hamas, é mais grave do que matar "dolosamente-mas-não-intencionalmente" um civil, como faz Israel (com matar "dolosamente-mas-não-intencionalmente", refiro-me a matar alguêm sem a intenção de o matar, mas sabendo perfeitamente que os meus actos provavelmente conduzirão à sua morte). Mas matar "dolosamente-mas-não-intencionalmente" 100 civis (até agora) não será pior que matar intencionalmente 17 civis?

5 comments:

CN said...

Uma dúvida. O número de 17 são as vítimas do Hamas desde quando e só tendo em conta Rockets?

Miguel Madeira said...

Para falar a verdade, não sei - vi este número algures.

CN said...

Bem, eu tenho uma fonte que é o artigo do taki no www.takimag.com, que diz creio serem 17 vitimas de rockets desde 2000.

O total de vítimas provocado pelo Hamas dito num comentário no blasfémias seriam 300 e tal.

CN

Anonymous said...

"100 civis (até agora) não será pior que matar intencionalmente 17 civis?"


É impressionante como uma pessoa inteligente pode cair nesses raciocínios patetas e anti-intelectuais. Se a morte de 100 civis implicou a morte de 300 membros do Hamas o que implica quantos não mortos nos próximos tempos? O que é que nos diz a evolução dos Kassam com 10km de alcance para os Grad+ com 40km?

Segundo á morte de 17 civis deve se adicionar os que seriam mortos caso as pessoas fizessem a sua vida normal e não tivessem de recorrer aos abrigos ou não tivessem um sistema de socorro avançado, pura e simplesmente se fossem Governados por um outro Hamas. Para começar aí é que se faz a comparação senão estamos a dar o benefíco ao infractor. Por outro se os Israelitas passarem a vida debaixo de terra, logo não têm vítimas logo não podem reagir? É essa a abjecta moral de certos liberais? Ora os escravo pode matar o senhor para ter a liberdade. Mas o trabalho forçado é pior que a morte?

Terceiro: Quantos desses mortos civis não foram provocados pela violação da Convenção de Geneva pelo Hamas. Podem adiconar á lista os 30-40 da Escola atingida.

Vocês continuam a ajudar o Hamas a violar as Convenções de Geneva.
Documento que parecem não entender.
O que tem consequências pois são co-responsáveis pela morte dos civis que dizem querer proteger.
Pensava que um liberal quereria uma Guerra Justa mas aqui fazem os possíveis para que essa seja injusta.

Quanto a vítimas que tal ir aqui:

http://www.mfa.gov.il/MFA/Terrorism-+Obstacle+to+Peace/Palestinian+terror+since+2000/Victims+of+Palestinian+Violence+and+Terrorism+sinc.htm

1,176 people have been killed by Palestinian violence and terrorism since September 2000. Incluí militares e estão disponíveis vários quadros, incluindo a identifcação de todas as vítimas.

lucklucky

Miguel Madeira said...

"É essa a abjecta moral de certos liberais?"

Recordo que este post é da autoria da ala não-lberal deste blogue.


"Quantos desses mortos civis não foram provocados pela violação da Convenção de Geneva pelo Hamas. Podem adiconar á lista os 30-40 da Escola atingida."

http://www.tvnet.pt/noticias/detalhes.php?id=38535

"ONU desmente presença de militares em escola atacada"