Monday, October 13, 2008

Já que hoje é dia do Prémio do Banco da Suécia para as Ciências Económicas

O artigo de hoje de Paul Krugman no New York Times.

Basicamente o tema é elogiar o plano europeu para a crise financeira face ao norte-americano (a diferença entre os dois: a essência do plano europeu é os Estados fornecerem dinheiro ao bancos a troco de acções, enquanto a do norte-americano é o Estado comprar activos aos bancos acima do seu valor de mercado; ambos confirmam o que escrevo, mas o norte-americano parece-me mais favorável aos banqueiros do que o europeu).

2 comments:

Anonymous said...

A esquerda da esquerda (portuguesa e, por exemplo, francesa) é contra o plano (europeu, que mais interessa ao caso). Krugman a favor.

Pode o M.Madeira dizer-me qual a "verdadeira posição" de esquerda neste caso? Estou (sem ironias) confundido.

Miguel Madeira said...

«Pode o M.Madeira dizer-me qual a "verdadeira posição" de esquerda neste caso? Estou (sem ironias) confundido.»

Efectivamente, é uma boa questão. É que nenhuma das posições sobre a mesa será tipicamente "de esquerda".

Se se optasse por não "salvar" os bancos, o que teríamos: uma onda de falência, uma recessão (que não iria afectar só os banqueiros) e o Estado a não fazer nada enquanto a economia se afundava (ainda que fosse um afundanço temporário).

Já a solução adoptada é ter o Estado de braço dado com os banqueiros e usando os dinheiros públicos para garantir os seus negócios.

Nenhuma das opções vai muito de acordo à ortodoxia de esquerda (digamos que temos quase uma opção entre "liberalismo económico" e "fascismo económico")...