Thursday, October 30, 2008

Os animais têm direitos?

Há quem diga que não, muitas vezes dizendo que os humanos é que têm responsabilidades perante os animais.

Talvez, mas, na prática, dizer "os animais têm direitos" ou dizer "os humanos têm responsabilidades perante os animais" não será exactamente a mesma coisa?

Afinal, se formos ver, os tais "direitos humanos" também não passam de "responsabilidades dos humanos uns perante os outros" - p.ex., grande parte dos defensores dos direitos humanos considera a cadeira eléctrica (e a pena de morte em geral) como "bárbara", mas, quando um humano morre electrocutado por um raio, ninguem chama a isso uma "violação dos direitos humanos" (a menos que outros humanos tenham responsabilidade, por acção ou omissão, nisso).

2 comments:

Anonymous said...

Bom post. Correta observação.

Da mesma forma, falar dos "direitos das crianças" (por exemplo, o direito à educação) é exatamente o mesmo que falar dos "deveres (ou responsabilidades) dos adultos para com as crianças".

Luís Lavoura

Ricardo Alves said...

«na prática, dizer "os animais têm direitos" ou dizer "os humanos têm responsabilidades perante os animais" não será exactamente a mesma coisa?»

Claro que não. Do mesmo modo que não é indiferente dizer «os humanos têm direitos» ou dizer «os animais têm responsabilidades perante os humanos».