Monday, October 13, 2008

Re: O capitalismo financeiro não pode viver sem o Estado

È bem verdade.

E o problema começa nos Bancos Centrais e os Bancos que protege e fornece com reservas fabricadas do nada e que estes multiplicam em crédito fácil o que introduz o erro económico, produzindo bolhas seguidas de recessão e crises bancárias.

Acabe-se com os Bancos Centrais e a concessão de crédito por pura criação de moeda em vez de pura intermediação de poupança
, para prejuizo de quem poupa e para benefício de quem gasta em primeiro lugar as novas quantidade de dinheiro fabricadas do nada.

PS: E claro, deixem as falências ocorrer.

PS2: De vez em quando é bom que se lembrem que hoje em dia, a única coisa que constitui dinheiro são as notas e moedas que detemos. No momento em que se "deposita à ordem", passa a ser uma operação de crédito ao banco e como tal com risco de crédito como qualquer empréstimo.

Por outro lado, a DECO devia tomar nota desse assunto, e exigir o correcto "labelling". Se é "depósito à ordem" devia constituir mero depósito civil à guarda, onde os Bancos não pudessem utilizar com risco esses depósitos.

E claro, o melhor era mesmo que a moeda seja livremente escolhida. Todos tinhamos a ganhar, a elite financeira a perder.

No comments: