Thursday, March 20, 2008

Sócrates popular? Duvido

Diz-se para aí que Sócrates continua a ser muito popular entre a população em geral, apesar (ou graças) dos conflitos com alguns grupos profissionais (ou será que tal não passa de uma lenda?).

Hoje, no barbeiro, fiquei convencido que não é assim - estava toda a gente a dizer mal dele (uns a dizer mal de forma pura e dura e outros dizendo "alguma coisa tinha que ser feita, mas não como ele fez").

Isto pode parecer uma sondagem pouco cientifica, mas eu acho-a reveladora: efectivamente, há muito que só ouvia dizer mal do Sócrates, mas o meu universo de relacionamentos directos é muito dominado por funcionários públicos e por trabalhadores de grandes empresas privatizadas à pouco tempo. No entanto o público do salão é suposto ser uma amostra representativa dos vários grupos sociais (na verdade, até é de esperar quem, por razões de género, os funcionários públicos e afins estejam sub-representados no público do barbeiro) e os barbeiros propriamente ditos pertencem a grupos sociais (micro-empresários, trabalhadores de micro-empresas) que até deveriam ser os mais receptivos ao discurso contra "os privilégios dos funcionários públicos".

No comments: