Friday, March 07, 2008

O arrastar das primárias será mau para os Democratas?

Se a decisão final for tomada numa Convenção, com muitas manobras de bastidores à mistura, será mau (e se calhar entregará a presidência a McCain; se a nomeação for para Hillary, também entregará muitos votos a Nader).

Mas se as primárias se arrastarem quase até ao fim, mas ficarem decididas ainda antes da Convenção (penso que, matematicamente, tal já só é possível pela desistência de algum dos candidatos), não sei se isso não será benéfico - o escolhido irá, nesse momento, surgir como "o vencedor" (numa altura em que McCain não estará a receber grande atenção dos media) e isso até pode dar um elán favorável para Novembro. E (seja ele qual for) ter ganho após uma disputa renhida de meses até pode dar-lhe uma aura de "lutador até ao fim", algo que suspeito que os norte-americanos até gostam.

4 comments:

Anonymous said...

Ter ganho após uma disputa renhida de meses também pode dar a ideia de que o candidato não convence facilmente.

O M.Madeira também poderia olhar para o outro lado. Um candidato que fica sentado durante meses à espera de adversário dá a ideia de que é "o melhor", melhor preparado e inatingível. O mesmo se passou em França com Sarkozy e Royal.

Uma pergunta: entre Obama e Nader, qual é a sua escolha?

Miguel Madeira said...

«Um candidato que fica sentado durante meses à espera de adversário dá a ideia de que é "o melhor", melhor preparado e inatingível.»

Ou então esquecem-se que ele existe.

"entre Obama e Nader, qual é a sua escolha?"

Nader.

Anonymous said...

Não penso que isso vá acontecer. Não acho que ele se faça esquecer, muito menos que se pense que não existe.

Outra pergunta, se me permite: ouvi a entrevista de F.Louçã à TSF e fiquei na dúvida sobre a posição do BE face à China de hoje. O M.Madeira poderia esclarecer-me sobre este assunto? Pareceu-me que Louçã criticou o PCP por este tolerar a China "capitalista" por nela permanecer um governo autoritário. Sei o M.Madeira dentro destes assuntos (pcp vs be, tendências e correntes na esquerda, apoios tácticos, etc etc) e por isso pedia-lhe um comentário (ou post) pois não percebi as críticas ao PCP (eu pensava que o BE concordava com a evolução do regime chinês). Agradecia

Miguel Madeira said...

"eu pensava que o BE concordava com a evolução do regime chinês"

A posição do BE é de que o regime chinês devia ter evoluido ao contrário do que evoluiu - devia ter feito a reforma politica e não ter feito (ou feito menos, ou de maneira diferente) a reforma económica.

Em tempos fiz uns comentários n'O Insurgente mais ou menos sobre esse assunto:

http://oinsurgente.org/2007/03/06/o-perigo-do-neoliberalismo-chines/