Monday, October 27, 2008

Contra Obama

Hoje apetece-me falar mal do salvador lembrando os presentes que a sua estratégia "sair do Iraque para ir para o Afeganistão" simplesmente não é melhor do que a de Bush. Pessoalmente acho muito pior a presença do Afeganistão onde a NATO está envolvida para transformar uma região que nunca terá um Estado auto-sustentável numa federação suiça. Viver em desertos inóspitos por séculos invadidos por estes e aqueles não confere própriamente
as condições objectivas. As contínuas notícias de morte de X talibans aqui e mais Y talibans acolá já deviam fomentar algum repúdio porque a definição de taliban parecem ser "todos os que a coligação mata". Obama parece achar que o Afeganistão tem uma causa ... mas causa contra quem? Mais depressa podiam ser deixados a si próprios do que aos iraquianos, com muito menos consequências e pelo contrário quanto mais tempo por lá estiverem mais o Paquistão tem a sua estabilidade dificultada, onde alíás Obama quase já prometeu intervir (=bombardear). Ainda por cima vai sentir a necessidade de mostrar que é capaz e tão duro como outro qualquer. Com o risco de ser por causas humanitárias, tipo Kosovo. No.

1 comment:

Miguel Madeira said...

"Pessoalmente acho muito pior a presença do Afeganistão onde a NATO está envolvida para transformar uma região que nunca terá um Estado auto-sustentável numa federação suiça. "

Se formos ver a coisa em termos de "guerra justa", se calhar a do Afeganistão até seria mais justificada - já que um membro da NATO foi efectivamente atacado por forças ligadas aos talibãs.

Já em termos de eficiência prática da intervenção, o caso pró-inbtervenção talvez seja mais fraquinho