Monday, March 10, 2008

Mercados financeiros - informação intercalar

Olhando para a evolução da semana passada, a Kika parece estar a sair-se menos mal que os técnicos do BPI Gestão de Activos. De 29 de Fevereiro a 7 de Março (sexta a sexta), o valor da carteira dela (159 acções da Portucel, 37 da Toyota Caetano e 68 da Jerónimo Martins) desceu de 995,04 para 993 euros (um prejuízo de -0,21%, ou de -10,15% em termos anuais).

Já o valor das unidades de participação do BPI Portugal desceu de 16,75771 para 16,57754 euros (uma queda de -1,075%, ou de -43,087% em termos anuais).

No entanto, hoje a Jerónimo Martins teve uma grande queda (-4,84%), o que afectou o valor da carteira da Kika (não posso comparar com o BPI Portugal, já que o valor da UP só é conhecido amanhã).

Vamos lá ver como isto evolui até ao fim da semana (o momento em que é suposto acabar a experiência).

3 comments:

Carlos Guimarães Pinto said...

1. Há que descontar as rentabilidades pelo risco. Como a carteira da Kika tem apenas três acções comporta muito mais risco que a carteira diversificada do BPI. Como tal deve ser aplicada uma taxa de desconto à medida.

2. Para demonstrar que a Kika é melhor que os gestores de activos do BPI, não podemos ficar apenas por uma experiência. O melhor é mesmo deixar a carteira da kika por um ano e comparar ambas as performances

Miguel Madeira said...

"Há que descontar as rentabilidades pelo risco. Como a carteira da Kika tem apenas três acções comporta muito mais risco que a carteira diversificada do BPI"

Para isso o melhor é medir mesmo a volatilidade (da última vez que fiz isso, a da carteira da Kika era menor que a do BPI Portugal) - mesmo tendo só 3 acções, pode ser que a carteira dela tenha menos risco se ela for melhor a diversificá-lo(mais exactamente, se os titulos que ela escolheu forem muito menos correlacionados entre si que os do BPI Portugal). Alías, o facto de uma carteira de 3 titulos ser, à partida, mais arriscada, até conta a favor dela - se ela, no final, conseguir uma volatilidade igual ou menor que a do BPI Portugal (que investe em muitos mais titulos) isso só demonstra que ela percebe muito mais de "hedging" .

"O melhor é mesmo deixar a carteira da kika por um ano e comparar ambas as performances"

Mas assim seria necessário ela periodicamente escolher novas acções em que investir, para ser uma situação equivalente (já que os fundos de investimento de vez em quando comprem umas acções vendem outras).

Miguel Madeira said...

Mais exactamente, de 3 a 10 de Março a volatilidade (medida pelo desvio-padrão das variações diárias) foi de 0,75% para o portfolio da Kika contra 0,97% para o Fundo BPI Portugal.

Na segunda-feira, mesmo com a queda da Jerónimo Martins, ela voltou a sair-se menos mal do que o fundo - as acções dela desvalorizaram 1,61%, contra uma queda de 1,89% das UPs do BPI Portugal (de 16,57754 para 16,26407).